Um século do Apostolado da Oração em Cambuí

No último domingo, dia 19 de outubro, o Apostolado da Oração da Paróquia Nossa Senhora do Carmo em Cambuí completou seu primeiro centenário. Nas comemorações deste jubileu contou com a presença do secretário nacional do Apostolado da Oração, Pe. Otmar Schwenber, SJ.
Também esteve presente o Assessor eclesiástico Mons. José Carneiro juntamento com a presença de zeladoras do Apostolado da oração de toda a Arquidiocese.

Um século do Apostolado da Oração em Cambuí

O Apostolado da Oração da Paróquia Nossa Senhora do Carmo em Cambuí está completando seu primeiro centenário.

Nas comemorações deste jubileu se contará com a presença do secretário nacional do Apostolado da Oração, Pe. Otmar Schwenber, SJ.

O convite para esta celebração é estendido a todas as zeladoras do Apostolado de nossa arquidiocese.

A concentração será no dia 19 de outubro(domingo), às 8h no Ginásio Poliesportivo em Cambuí.

Maiores informações podem ser obtidas na secretaria da paróquia Nossa Senhora do Carmo pelo telefone: (35) 3431-1125.

Venha celebrar este dia tão especial para a vida arquidiocesana!

Paróquias Celebram Solenidade de Corpus Christi

A Solenidade de Corpus Christi é um dos momentos para significativos para nós cristãos católicos. É nela que nos unimos na adoração e exaltação em torno da herança mais preciosa deixada por Jesus Cristo, sua própria presença real e verdadeira na Sagrada Eucaristia.

Como parte da celebração, muitas paróquias enfeitam as ruas próximas à Matriz com a confecção de tapetes por onde a procissão do Corpo do Senhor Jesus presente no Santíssimo Sacramento caminha junto ao povo.
Para a montagem dos tapetes são utilizados materiais como sal grosso tingido, pó de café e serragem, pipoca, tampas de garrafa, entre outros objetos de decoração. Além da decoração das ruas, muitas paróquias também fizeram o gesto concreto, com a coleta de agasalhos e alimentos

HISTÓRICO

A solenidade do Corpo de Deus teve início no século XII, quando foi instituída pelo Papa Urbano IV em 1264, através da bula “Transiturus”, que prescreveu esta solenidade para toda a Igreja Universal.

A origem da festa deu-se por um fato extraordinário ocorrido ao ano de 1247, na Diocese de Liége – Bélgica.  Santa Juliana de Cornillon, uma monja agostiniana, teve consecutivas visões de um astro semelhante à lua, totalmente brilhante, porém com uma incisão escura. O próprio Jesus Cristo a ela revelou que a lua significava a Igreja, a sua claridade as festas e, a mancha, sinal da ausência de uma data dedicada ao Corpo de Cristo.  Santa Juliana levou o caso ao bispo local que, em 1258, acabou instituindo a festa em sua Diocese.

O fato, na época, havia sido levado também ao conhecimento do bispo Jacques de Pantaleón que, quase duas décadas mais tarde, viria a ser eleito Papa (Urbano IV), ou seja, ele próprio viria a estender a solenidade  a toda a Igreja Universal. O fator, que deflagrou a decisão do Papa, e que viria como que a confirmar a antiga visão de Santa Juliana, deu-se por um grande milagre ocorrido no segundo ano de seu pontificado: O milagre eucarístico de Bolsena, no Lácio, onde um sacerdote tcheco, padre Pietro de Praga, colocando dúvidas na presença real de Cristo na Eucaristia durante a celebração da santa Missa, viu brotar sangue da hóstia consagrada. O fato foi levado ao Papa Urbano IV, que encarregou o bispo de Orvietro a levar-lhe as alfaias litúrgicas embebidas com o Sangue de Cristo. Instituída para toda a Igreja, desde então, a data foi marcada por concentrações, procissões e outras práticas religiosas, de acordo com o modo de ser e de viver de cada país, de cada localidade.

Encontro de formação espiritual para membros dos CPP’s e CCP’s é realizado no Setor Fernão Dias

setorfernaodias3Neste domingo, 23 de fevereiro, a Paróquia São Sebastião (Senador Amaral), acolheu o encontro de formação espiritual para membros dos CPP’s e CCP’s do Setor Fernão Dias. O encontro teve a participação do Pe. Arquimedes que refletiu com os participantes sobre a espiritualidade dos agentes de pastoral. O objetivo deste primeiro encontro a nível setorial, foi fortalecer a espiritualidade das lideranças de nossas comunidades, que por vezes anda desgastada pelo excesso de trabalhos pastorais. Com mais de 300 participantes o encontro encerrou-se com a Celebração Eucarística, presidida pelo Pe. Arquimedes e, concelebrado pelos padres: Benedito Luciano, Tiago, João Hélio, Omar, Flávio e Douglas. No mês de agosto está programado um segundo encontro na cidade de Córrego do Bom Jesus. Pe. Flávio Sobreiro (Coordenador do Setor Fernão Dias).

Dia de júbilo! Mais uma paróquia é criada em nossa Arquidiocese!

No último sábado, dia 1 de fevereiro, a comunidade Nossa Senhora Aparecida em Cambuí tornou-se a 60a. paróquia de nossa arquidiocese.

As celebrações iniciaram-se no início da tarde com carreata saindo da Igreja Matriz de Nossa Senhora do Carmo até a Igreja de Nossa Senhora Aparecida (agora Matriz) onde centenas de pessoas receberam a imagem de Nossa Senhora Aparecida, doada pelo Santuário Nacional e o primeiro pároco, Pe. Omar Aparecido Silveira.

Pe. Omar foi empossado pelo arcebispo metropolitano, Dom Ricardo Pedro,  e recebido por representantes das 13 comunidades que compõem a nova paróquia, autoridades e clero ali presentes.

Também foi lançado pelos Correios o selo comemorativo pela criação da nova paróquia.

Depois da solene Celebração Eucarística as comemorações continuaram com o show de Frei Zeca.

Rezemos pelos trabalhos de evangelização que se iniciam naquela comunidade e pela missão de Pe. Omar Silveira que conduzirá esse rebanho!

Confira algumas imagens:

Fotos: Cristina Moreira, facebook: Paróquia Nossa Senhora do Carmo e N. S. Aparecida Cambuí

 

Cambuí terá mais uma paróquia. Confira!

nsaparecida

A cidade de Cambuí tem segundo o  IBGE  uma população estimada de 28.123. Tendo em vista o melhor atendimento dos fiéis, será criada mais uma paróquia na cidade. A nova paróquia terá como padreira Nossa Senhora Aparecida, nome da Comunidade e Bairro onde estará situada a nova Matriz paroquial.

A nova paróquia terá como seu primeiro pároco o Pe. Omar Aparecido Silveira. Pe. Omar é natural de Bueno Brandão e exercia seu ministério na Paróquia São Sebastião em Carvalhópolis.

Convidamos você e sua família a participar no dia 25 de janeiro da Romaria ao SANTUÁRIO DE APARECIDA -SP. Iremos buscar a Imagem de Nossa Senhora e participar da Santa Missa as 09hs. Entre em contato, retire sua passagem e peça sua camiseta.

A celebração de Elevação da Comunidade a Paróquia e posse do novo pároco será dia 01 de fevereiro às 15hs na Igreja de Nossa Senhora Aparecida em Cambuí.

Fonte: Pe. Omar, Cotec Pascom

Estiva se prepara para grandiosa festa da Padroeira

999992827_2251O município de Estiva se prepara para celebrar, entre os dias 30 e setembro e 11 de outubro, a tradicional e festiva dozena de sua padroeira, Nossa Senhora Aparecida. O tema deste ano será “Vivendo o Ano da Fé, formando comunidade viva e acolhedora”.

Na programação, todos os dias a reza do terço e da Consagração a Nossa Senhora na Igreja Matriz. No dia 30, primeiro dia, a chegada da Imagem Peregrina ocorre às 18h, no trevo da avenida Perimetral, seguida de carreata pelas ruas da cidade. Às 19h, santa Missa, presidida pelo padre Arquimedes Carvalho de Andrade.

No dia 12 de outubro, dia da festa, missas às 10h, 14h e 17h (essa, seguida de procissão). Ao meio dia sinos e foguetório. Já às 16h, oração do Santo Terço, com a presença dos homens.

 

Padres da Arquidiocese se reúnem em Cambuí por ocasião do dia do padre

pastoral presbiteralOs padres da Arquidiocese de Pouso Alegre estiveram reunidos nesta segunda, 05,  no Clube de Campo Guadalajara em Cambuí para o encontro de confraternização por ocasião do dia do padre, celebrado no primeiro domingo de agosto, dia de São João Maria Vianney.

Agradecemos aos setores pastorais Fernão Dias e Extremo Sul pela acolhida e preparação do Encontro.

Que São João Maria Vianney abençoe e proteja todos os sacerdotes de nossa Arquidiocese.

Pastoral Presbiteral

Arquidiocese celebra Domingo de Ramos

As comunidades da Arquidiocese de Pouso Alegre celebraram neste Domingo, dia 24, o Domingo de Ramos – A celebração desse dia lembrou a entrada de Jesus em Jerusalém, aonde vai para completar sua missão, que culminará com a morte na cruz. Os evangelhos relatam que muitas pessoas homenagearam a Jesus, estendendo mantos pelo chão e aclamando-o com ramos de árvores. Por isso hoje os fiéis carregam ramos, recordando o acontecimento. Imitando o gesto do povo em Jerusalém, querem exprimir que Jesus é o único mestre e Senhor.
Confira como foi a celebração em nossa Arquidiocese:


 

Fonte:
Blog O Paraíso de José http://oparaisodejose.blogspot.com.br/
Pascom de Fátima – PA, Silvianópolis, Cambuí e Paraisópolis
WebTV Católicos PA

Paróquia de Bom Jesus se prepara para 140ª festa

O município de Córrego do Bom Jesus se prepara para receber devotos e romeiros para a 140ª festa em louvo ao Bom Jesus, que ocorre entre os dias 27 de julho e 06 de agosto. Todos os dias serão celebradas missas e também haverá uma programação social, com quermesse e bingo de assados.

Confira a programação completa

27 de julho – sexta-feira – abertura solene
05h: Missa do alvorecer e Alvorada no Salão do Santuário
16h30: Procissão de Cambuí à Córrego conduzindo a imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida
19h: Missa (Pe. Benedito Luciano Rosa)

28 de julho – sábado – 1º dia da novena
15h:
Consagração à Nossa Senhora Aparecida
17h: Terço
17h45: Novena
18h: Missa (Pe. Arquimedes Carvalho de Andrade – Monte Sião)

29 de julho – domingo – 2º dia da novena
09h:
Missa
13h30: Peregrinação jovem (concentração dos jovens e demais pessoas a Matriz em Cambuí, saindo em caminhada até Córrego do Bom Jesus)
15h: Consagração à Nossa Senhora Aparecida
16h: Terço
16h45: Novena
17h: Missa (Pe. Flávio Sobreiro da Costa – Cambuí)

30 de julho – segunda-feira – 3º dia da novena
18h:
Terço
18h45: Novena
19h: Missa (Pe. Marco Aurélio Gubiotti – Fátima/ Pouso Alegre)

31 de julho – terça-feira – 4º dia da novena
18h:
Terço
18h45: Novena
19h: Missa (Con. Sebastião Camilo – São Benedito/ Itajubá)

01 de agosto – quarta-feira – 5º dia da novena
15h:  
18h:
Terço
18h45: Novena
19h: Missa (Pe. Sebastião Marcio Maciel – Monte Sião)

02 de agosto – quinta-feira – 6º dia da novena
18h: Terço
18h45: Novena
19h: Missa (Pe. João Vianney Coutinho – Crisólia)

03 de agosto – sexta-feira – 7º dia da novena
18h: Terço
18h45: Novena
19h: Missa (Dom Ricardo Pedro Chaves Pinto Filho – Arcebispo Metropolitano)

04 de agosto – sábado – 8º dia da novena
17h:
Terço
17h45: Novena
18h: Missa (Pe. Douglas Aparecido Marques – Senador Amaral)

05 de agosto – domingo – 9º dia da novena
09h: Missa
17h: Terço
17h45: Novena
18h: Missa (Pe. Francisco José da Silva – Poço Fundo)

06 de agosto – segunda-feira
Transfiguração do Senhor e dia da Festa do Bom Jesus
09h:
Missa (Pe. Benedito Luciano Rosa)
11h: Missa (Pe. Júlio César Bernardes – Estiva)
13h: Missa (Pe. Márcio Mota de Oliveira – Extrema)
15h: Missa (Pe. Benedito Luciano Rosa)