Pastoral disponibiliza material para formação paroquial

A Secretaria de Pastoral da Arquidiocese de Pouso Alegre disponibilizou às paróquia o material formativo que deverá ser usado nos encontros e reuniões com as comunidades paroquiais. A formação permanente foi tema presente em todas as etapas da Assembleia Arquidiocesana.

Download do material de formação – março e abril

“Quanto à formação permanente, ela é algo absolutamente necessária em todos os momentos da ação evangelizadora. Ninguém pode oferecer aquilo que não tem. Sempre seremos discípulos missionários aprendendo com Jesus Cristo, em comunidade”, traz o Plano da Ação Evangelizadora 2017-2020, n.71.

Assim, a comissão de formação permanente com a coordenação de pastoral oferece um caminho para a formação mensal das paróquias. Esse caminho é composto por sugestões de temas para estudo para cada mês do ano, que deverá ser dinamizado pelo padre e a equipe paroquial de assessoria, de acordo com a realidade local. O objetivo é criar comunhão e unidade na Arquidiocese.

“O material não quer ser uma ‘camisa de força’, mas sim, esse itinerário de comunhão e unidade. Os temas foram planejados a partir das prioridades assumidas em nossa Assembleia e o Magistério da Igreja. A espiritualidade deve estar presente em toda formação e a sugestão é o uso do método da Leitura Orante da Bíblia em todos os nossos encontros”, escreveu o coordenador de pastoral, padre Mauro Ricardo de Freitas, na apresentação do material de formação.

“Iniciação Cristã” será tema da Assembléia da CNBB

Arquivo
Arquivo – Assembléia no ano passado

Os bispos do Brasil irão se reunir para 55ª Assembleia Geral da CNBB (AG CNBB), de 26 de abril a 04 de maio de 2017, em Aparecida (SP). Nessa ocasião as discussões, estudos e decisões serão em torno do tema “Iniciação Cristã”.

O presidente da CNBB, cardeal Sérgio da Rocha, arcebispo de Brasília (DF) explicou por que esse tema é necessário ser trabalhado na 55ª Assembleia Geral da CNBB.

“Vamos recordar que estão em vigor as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja e nelas uma das cinco prioridades é a Igreja como casa da iniciação cristã, então a Assembleia deste ano pretende trabalhar de maneira especial esse desafio […] a iniciação cristã se aplica aqueles que estão sendo iniciados na fé, sejam crianças, adultos, ou jovens. Nós estamos precisando dar mais atenção à iniciação cristã, isto é, à catequese primeiramente, mas também aos ritos de iniciação cristã, a começar do Batismo que precisa ser mais valorizado, melhor preparado e vivenciado”, explanou.

A 55ª Assembleia Geral da CNBB é o maior encontro do episcopado brasileiro. Mais de 300 bispos ativos e eméritos, dos dezoito regionais da CNBB, participam dos trabalhos da Assembleia Geral realizada com celebração da missa com laudes, das 7h30 às 8h45, no Santuário Nacional de Aparecida e demais atividades no Centro de Eventos Padre Vítor Coelho de Almeida.

Pastoral da Educação retoma atividades na Arquidiocese

Numa carta enviada a todo o clero, a Pastoral da Educação se apresentou novamente à Arquidiocese de Pouso Alegre e também definiu algumas ações para o ano de 2017. À frente da pastoral, como coordenador, está o jovem Luiz Fernando Vieira, e como assessor espiritual está o padre Claudinei Ramos Pereira – FMI. Na carta, eles afirmam que a Pastoral vem se reunindo desde julho do ano passado, contando com cerca de 30 membros.

“A pastoral da Educação é a ação evangelizadora da Igreja no mundo da educação, compreendida como instâncias ou instituições de educação formal ou popular, sistematizada ou ocasional, estruturas, processos, políticas e práticas educativas; e, prioritariamente, pessoas, famílias e comunidades que se envolvem com educação. A Pastoral da Educação, portanto, pretende desenvolver processos e ações pastorais nestes âmbitos descritos para realizar a sua obra evangelizadora e contribuir com a humanização da nossa sociedade”, traz a nota.

Para as atividades deste ano estão: Visita Missionária nas escolas públicas e privadas durante a Semana Santa; Santa Missa em comemoração ao dia do estudante (11 de Agosto de 2017);  e Santa Missa em comemoração ao dia do professor (15 de Outubro de 2017). No dia 12 de Novembro de 2017 ocorrerá o primeiro ENCONTRO ARQUIDIOCESANO DA PASTORAL DA EDUCAÇÃO. Encaminharemos os convites para as paróquias para as inscrições em agosto.

Leia a carta na íntegra:

                                             “Aprendei de mim que sou manso e humilde de coração” Mateus 11, 28b.

Aos sacerdotes, diáconos, seminaristas, religiosos e religiosas, leigos e leigas e a todo o povo de Deus da Arquidiocese de Pouso Alegre-Mg:

GRAÇA E PAZ

Tendo chegado ao término da 9ª Assembleia Arquidiocesana de Pastoral em 2016, o Exmo. Revmo. Dom José Luiz Majella Delgado, CSsR, Arcebispo Metropolitano da Arquidiocese de Pouso Alegre, sob o ardor do Espírito Santo, procurou reativar a Pastoral da Educação com o auxílio e a assessoria espiritual dos padres pavonianos residentes em Pouso Alegre. Com a graça de Deus, desde de julho de 2016 a Pastoral da Educação está efetivada na Arquidiocese de Pouso Alegre contando, atualmente, com uns 30 membros. Em nível nacional, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil ainda está realizando estudos para as diretrizes nacionais da Pastoral da Educação (Doc. 110) e a Arquidiocese de Pouso Alegre tem colaborado com esses estudos. A pastoral da Educação é a ação evangelizadora da Igreja no mundo da educação, compreendida como instâncias ou instituições de educação formal ou popular, sistematizada ou ocasional, estruturas, processos, políticas e práticas educativas; e, prioritariamente, pessoas, famílias e comunidades que se envolvem com educação.

A Pastoral da Educação, portanto, pretende desenvolver processos e ações pastorais nestes âmbitos descritos para realizar a sua obra evangelizadora e contribuir com a humanização da nossa sociedade. Neste sentido, a proposta da CNBB para a Pastoral da Educação está em perfeita consonância com o Plano de Ação Evangelizadora 2017-2020 com os seus objetivos e prioridades pastorais da Arquidiocese de Pouso Alegre. Portanto, seguindo as orientações da Coordenação de Pastoral da Arquidiocese de Pouso Alegre, inicialmente, trabalharemos durante o ano de 2017 com a formação dos agentes de pastoral e realizaremos 4 atividades pastorais principais: Visita nas escolas durante a Semana Santa, Celebração do dia do Estudante (11 de Agosto), Celebração do dia do Professor (15 de Outubro) e o 1° Encontro Arquidiocesano da Pastoral da Educação (Novembro). Sendo assim, queremos pedir a todos que procurem efetivar nas paróquias da Arquidiocese as seguintes atividades:

1ª ATIVIDADE: Visita Missionária nas escolas públicas e privadas durante a Semana Santa; 2ª ATIVIDADE: Santa Missa em comemoração ao dia do estudante (11 de Agosto de 2017); 3ª ATIVIDADE: Santa Missa em comemoração ao dia do professor (15 de Outubro de 2017). A Pastoral da Educação procurará encaminhar para as paróquias materiais formativos e informativos para a realização dessas atividades. No dia 12 de Novembro de 2017 acontecerá o 1° ENCONTRO ARQUIDIOCESANO DA PASTORAL DA EDUCAÇÃO. Encaminharemos os convites para as paróquias para as inscrições em agosto.

Por fim, queremos pedir que todos estejam empenhados em articular a Pastoral da Educação nas paróquias e comunidades e, para isso, nos colocamos à disposição para qualquer tipo de formação e informação. Que a Virgem Maria, Mãe e Mestra, ilumine nossos projetos e atividades pastorais em 2017 e nos conduza sempre nos caminho de Jesus. Recebam o nosso abraço fraterno

Imagem Peregrina está em Conceição dos Ouros

E a semana tem sido de muita fé e devoção na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Conceição dos Ouros. O município está acolhendo a visita da imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida, que vem percorrendo a Arquidiocese nas comemorações dos 300 anos do encontro da imagem no Rio Paraíba.

Comunidades, prédios e órgãos públicos estão sendo visitados, numa demonstração de muito carinho com a Padroeira do Brasil. Veja as fotos no Facebook da Arquidiocese.

Visita Imagem Peregrina

 

 

 

 

 

Seminário Arquidiocesano celebra início do ano formativo

InícioAnoLetivo_2017O Seminário Arquidiocesano Nossa Senhora Auxiliadora celebrou na última quarta-feira, 01, a abertura oficial do ano formativo de 2017. Na ocasião, o Arcebispo Metropolitano de Pouso Alegre, Dom José Luiz Majella Delgado – C.Ss.R., presidiu a Eucaristia, a qual foi concelebrada pelos padre formadores.

Ao todo, 31 seminaristas compõem as comunidades de Teologia, Filosofia e Propedêutico.

Na oportunidade, o seminarista Douglas, do terceiro ano de Teologia, foi admitido às Ordens Sacras. O Ritual Romano afirma que  “aqueles que aspiram ao Diaconado e ao Presbiterado manifestam publicamente essa sua vontade de se entregarem a Deus e a Igreja para exercerem a Ordem sacra. A Igreja, recebendo esta oblação, os escolhe e chama, a fim de que se preparem para a recepção da Ordem sacra a que aspiram, e, dessa forma, são oficialmente agregados aos candidatos ao diaconato e presbiterato”.

 

 

Arcebispo do Panamá divulga data da JMJ 2019 

JMJ2019-data-600A Jornada Mundial da Juventude de 2019 acontecerá entre os dias 22 e 27 de janeiro. O anúncio foi feito no início da tarde de hoje pelo arcebispo do Panamá, dom José Domingo Ulloa Mendieta, durante uma coletiva de imprensa na Cidade do Panamá, sede do evento.

Arcebispo do Panamá divulga data da JMJ 2019 

Dom Ulloa aproveitou a oportunidade para reiterar a gratidão da Igreja panamenha ao papa Francisco por escolher o Panamá como anfitrião da JMJ 2019. O bispo explicou que a escolha da data foi considerada especialmente “por razões relacionadas com ao clima”.”Estamos bem cientes do fato de que em alguns países não é época de férias, mas estamos convencidos de que isso não será um obstáculo para muitos milhares de jovens de outros continentes para vir ao Panamá e encontrar Jesus Cristo, a mão de nossa Mãe a Virgem Maria, e sob a orientação do sucessor de Pedro”, ponderou dom José Domingo Ulloa Mendieta.

Dirigindo-se aos jovens, o arcebispo acrescentou: “Vocês são as verdadeiras estrelas desta Jornada Mundial da Juventude, Panamá espera com braços abertos e coração para compartilhar sua fé, para sentir a Igreja!”.

Logo e hino
Na ocasião, foi lançado o concurso para a escolha do hino e da logomarca da JMJ 2019. Inscrições serão recebidas até o dia 16 de fevereiro pelo site da arquidiocese do Panamá.

Cruz Peregrina
Durante a entrevista coletiva, o arcebispo do Panamá explicou que, no Domingo de Ramos, dia 9 de abril, acontecerá a entrega da Cruz Peregrina da JMJ aos jovens panamenhos pelos jovens poloneses. A cerimônia acontecerá no Vaticano. A peregrinação acontecerá após este evento, passando pelo Caribe, no México até chegar um mês antes ao Panamá.

Temática
O tema escolhido para a JMJ 2019 faz parte de um itinerário mariano escolhido pelo papa. Para 32ª Jornada Mundial da Juventude, neste ano de 2017, o tema é “O Todo-poderoso realizou grandes coisas em meu favor”. Para a 33ª Jornada, a ser celebrada em 2018, o tema escolhido pelo pontífice é “Não temas, Maria, porque encontraste graça junto de Deus”. Estas jornadas de 2017 e 2018 serão vividas nas dioceses. Para a 34ª Jornada Mundial da Juventude, que se realizará no Panamá, em 2019, o tema será “Eis a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra”.

De acordo com Dicastério para os Leigos, Família e Vida, “os três temas anunciados têm como objetivo dar uma conotação mariana forte ao itinerário espiritual das próximas JMJ, recordando ao mesmo tempo a imagem de uma juventude a caminho entre passado (2017), presente (2018) e futuro (2019), animada pelas três virtudes teologais: fé, caridade e esperança”. 

Com informações da CNBB,Avvenire e da Rádio Vaticano

 

CAL organiza encontro sobre música litúrgica

musicaliturgica_1sem2017_bannerinternoA Comissão Arquidiocesana de Liturgia se prepara para a realização do Encontro de Canto e Música Litúrgica que ocorrerá nos dias 10, 11 e 12 de fevereiro na Casa de Formação da RCC, no Bairro Chaves em Pouso Alegre. Os dias de formação e prática musical serão coordenados pela irmã Miria T. Kolling.

Serão disponibilizadas três vagas por paróquias, sendo que as vagas que não forem preenchidas até o último dia de inscrição, 25 de janeiro, serão cedidas para outras comunidades que queiram enviar mais participantes. O valor por participante é R$ 120,00 (com hospedagem) e R$ 100,00 (sem hospedagem).

As inscrições podem ser feitas pelo email [email protected] ou pelos telefones 9.9892-6261 (Adriano Geraldo), 9.9931-2922 (Marcelo), 9.8824-3610 (Sandra). No ato da inscrição o participante deverá informar se optará pela hospedagem ou não. Quem fizer a opção pela hospedagem deverá levar roupa de cama, banho e travesseiro. Quem morar na cidade sede, como costume, não se hospedará no local do encontro.

Dom Damasceno se despede nesta sexta de Aparecida

Uma celebração solene, no Santuário Nacional de Aparecida, neste dia 13 de janeiro, às 20h, marca a despedida do Cardeal Raymundo Damasceno Assis da Arquidiocese de Aparecida. O cardeal deixa a Arquidiocese depois de 13 anos dedicados à Rainha e Padroeira do Brasil.

Foram convidados para a celebração diversos bispos e sacerdotes, bem como representantes da Igreja local. A missa será presidida no Altar Central, onde por diversas vezes, o cardeal se pronunciou a respeito de assuntos importantes para a Igreja no Brasil e para os seus fiéis.

Dom Raymundo assumiu como quarto Arcebispo de Aparecida em 2004, depois de 44 anos servindo a sua arquidiocese de origem, Brasília. Sua renúncia foi aceita pelo Papa Francisco no dia 16 de novembro, aos 79 anos.

Dom Orlando Brandes, que foi nomeado Arcebispo de Aparecida, toma posse no dia 21 de janeiro, sábado, às 9h, no Santuário Nacional.

PJ do Leste 2 se prepara para Ampliada Nacional

O Regional Leste 2 (Minas Gerais  e Espírito Santo) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil foi o último anfitrião da Pastoral da Juventude do Brasil quando, em janeiro de 2014, a arquidiocese de Belo Horizonte acolheu a Ampliada Nacional (ANPJ). Desta vez, de 22 a 29 de janeiro de 2017, será a vez do Crato (CE) receber a atividade. A Pastoral da Juventude do Regional Leste 2 se prepara para participar com a indicação de oito delegadas e delegados, além do representante na Coordenação Nacional e Comissão Nacional de Assessores (CNA).

O grupo será o responsável por representar os grupos de base e coordenações diocesanas de todo o Regional. Para isso, os jovens e assessores já estudam o texto base da Ampliada e discutem as pistas para a participação.

banner_juventudecnbb_ampliadanacional

Segundo o representante do Leste 2 na coordenação nacional da PJ, Vinícius Borges, a delegação mostra a diversidade do chão mineiro e capixaba e é composta de lideranças ligadas ao trabalho na base. “Nosso grupo mostra uma grande sintonia e levará diferentes realidades para as discussões. Temos a consciência da importância deste momento para pensar a PJ do Brasil e nosso Regional quer e vai dar grande contribuição”, afirmou.

A ANPJ tem como tema: “SerTão PJ: Romper barreiras, renovar a esperança e celebrar a vida”, impulsionados pela reflexão bíblica de Mt 28,10b: “Ide anunciar aos meus irmãos que se dirijam para a Galileia. Lá eles me verão”.

Os delegados e delegadas que irão representar o Regional Leste 2 na ANPJ são, Jael Câmara (diocese de Caratinga); Cícera Botelho (arquidiocese de Belo Horizonte), Marcos Xavier  (arquidiocese de Mariana); Higor Ananias (diocese de Divinópolis); Liomar Oliveira (diocese de Cachoeiro de Itapemirim);  Alexandrina Faresi  (diocese da Campanha e assessoria regional); Robson Goltara (arquidiocese de Vitória e assessoria regional); Fábio Silva (arquidiocese de Mariana e assessoria regional)padre Sebastião Corrêa Neto (diocese de Oliveira e comissão nacional de assessores); e Vinícius Borges Gomes (diocese de Oliveira e representante do Leste 2 na coordenação nacional da PJ).

Arquidiocese de Pouso Alegre proclama ano jubilar para 2020

cap_05112016_1Durante a reunião do Conselho Arquidiocesano de Pastoral (CAP) realizado na manhã do último sábado, 05, o coordenador de Pastoral da Arquidiocese de Pouso Alegre, padre Mauro Ricardo de Freitas, juntamente com o Vigário Geral, Cônego Wilson Mário de Morais, apresentaram a proposta para celebração dos 120 anos da Arquidiocese a ser celebrado em 2020.

O ano jubiliar é tempo oportuno para o povo recordar e celebrar a soberania de Deus sobre todas as coisas e sua presença de salvação na história.

“A comemoração do jubileu se realiza através das celebrações litúrgicas e gestos concretos de gratuidade, de reconciliação e da prática da justiça social para o bem de todos como sinal do Reino definitivo. É celebração do tempo de Deus anunciado por Jesus, tempo de graça, tempo de promoção da vida (Cf. Lc 4, 18-19)”, dizia a proposta apresentada aos participantes.

Obedecendo sempre a estrutura Virtude Teologal, Símbolo, Sacramentos, Enfoque pastoral, Enfoque litúrgico e sugestões de atividades, a proposta é realizar um triênio em preparação ao jubileu, sendo cada ano dedicado a uma virtude teologal, sendo que a abertura se dará na Festa da Epifania do Senhor de 2017.

jubileuarquidiocese120anos_700

Em 2017 será refletida a , tendo como símbolo a vela. Os sacramentos destacados serão os da iniciação cristã (Batismo, Crisma e Eucaristia) e o enfoque pastoral serão os catequistas e setor juventude (crismandos e crismados). Como enfoque litúrgico, o primeiro ano do triênio preparatório dará destaque à Epifania, Batismo do Senhor, Páscoa, Pentecostes, Corpus Christi, ,Missa do Crisma e Dia das Missões. Entre as sugestões de atividades destacam-se: Crismafest, concentração dos catequistas do batismo, concentração de catequistas, jornada missionária, Semana Arquidiocesana de Liturgia, Concentração dos Mece’s, revisão do Diretório dos Sacramentos da Iniciação Cristã, Horas Santas e bênçãos do Santíssimo.

Já o segundo ano do triênio preparatório, em 2018, a Arquidiocese se propõe a refletir a virtude teologal da Esperança, tendo a âncora como símbolo. Os sacramentos em destaque serão a Reconciliação e Unção dos Enfermos, dando enfoque pastoral à Pastoral da Saúde, Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística, Pastoral da Esperança, Cursilho, RCC, TLC, Jovisa e enfermos. O enfoque litúrgico se dará sobre as Exéquias, dia do enfermo, semana da saúde, 24 horas com o Senhor, Domingo da misericórdia, 1ª sexta-feira de cada mês. Como sugestões de atividades destacam-se: Subsídios para Mutirão de Confissões, Peregrinação a um Santuário, Reavivar a pastoral da Esperança, subsídios para Exéquias, dia dedicado aos enfermos na novena do Padroeiro, visitas aos hospitais e presídios, subsídio para celebração de Finados, Revisão do Diretório dos Sacramentos da Reconciliação e da Unção dos Enfermos.

Por fim, em 2019, último dia do ano deste triênio preparatório para o jubileu arquidiocesano, a virtude teologal refletida será a Caridade. O símbolo será a imagem do Lava-pés e os sacramentos destacados serão o Matrimônio e a Ordem. Terão um enfoque pastoral as pastorais Familiar, Vocacional, Sociais e Presbiteral, além do ECC, OVISA, ENS, Religiosas e o DNJ Arquidiocesano. O enfoque litúrgico se dará sobre a Semana Nacional da Família, dia dos pais, dia das mães, dia do padre, dia dos religiosos, Ordenações e Matrimônios. Como sugestões de atividades se tem: a Semana Nacional da Família, Semana Vocacional, Concentração dos religiosos (as) e comunidades de vida, subsídios para os dias dos pais, das mães, do padre e dos religiosos, Jubileu para o Seminário Arquidiocesano, Promulgação do projeto formativo para o Seminário Arquidiocesano de Pouso Alegre, Ordenações, Matrimônios, gesto concreto arquidiocesano a serviço da vida e revisão do Diretório dos Sacramentos da Ordem e do Matrimônio.

No ano jubilar, 2020, se dará um destaque ao Te Deum, focando como símbolo o Brasão da Arquidiocese. O enfoque litúrgico será a festa de São Sebastião, padroeiro arquidiocesano. Como atividades, se priorizará uma romaria da Arquidiocese ao Santuário Nacional de Aparecida, Celebrações Jubilares setoriais com a imagem de São Sebastião, Marco comemorativo no Centro de Pouso Alegre, Memória dos Falecidos que marcaram a caminhada das paróquias e Arquidiocese, grande celebração com padres, bispos e religiosos filhos da Arquidiocese no dia de São Sebastião.