Paróquia de Jacutinga prepara festa de seu Padroeiro

santo antonioA Paróquia de Jacutinga realiza entre os dias 31 de maio e 13 de junho a preparação e festa do seu Padroeiro, Santo Antônio. O tema escolhido para nortear as reflexões durante todos os dias da trezena é: “Com Santo Antônio vivamos a misericórdia”. As missas serão celebradas sempre às 19h30. No dia da festa, 13 de junho, as missas ocorrem às 10h e também após a procissão solene, esta com início às 18h30. No dia 07 de junho, os crismandos da Paróquia receberão o sacramento da Crisma na missa às 10h, presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom José Luiz Majella Delgado – C.Ss.R.

Além dos padres Jésus Benedito dos Santos, Vilson Moreira do Couto, Edpo Campos e Maurício Pieroni, que já exercem seus ministérios na paróquia, outros padres estarão presentes para rezar com a comunidade. Em cada noite, famílias de Jacutinga são convidadas especiais para participarem da Eucaristia, o que atraiu muitos fieis na festa do ano passado.

Veja a escala dos padres pregadores:
31/05: Pe. Lucimar Pereira Goulart
01/06: Pe. Simão Cirineo Ferreira
02/06: Pe. Samuel de Faria Gâmbaro
03/06: Pe. Daniel Santini Rodrigues
04/06: Pe. Edpo Francisco Campos
05/06: Pe. Vilson Moreira do Couto
06/06: Pe. Ildefonso Ribeiro Luz (diocese de Amparo)
07/06: Pe. Vanildo de Paiva
08/06: Pe. Arquimedes Carvalho de Andrade
09/06: Cônego Sebastião Camilo
10/06: Pe. Benedito Francisco Lopes
11/06: Dom Darci José Nicioli – C.Ss.R.
12/06: Pe. Maurício Pieroni
13/06: Pe. Jésus Benedito dos Santos

Em todas as noites, após as missas, todos são convidados para um momento de encontro e confraternização, no pátio da Igreja Matriz. Já a parte social, com a tradicional festa de Santo Antônio, ocorre entre os dias 10 e 12 de julho, no barracão de festas do Asilo.

Arcebispo realiza Sagração da Igreja Matriz da Paróquia Bom Jesus de Albertina

[wzslider autoplay=”true” height=”600″ transition=”‘flash'”]

No dia 22 de Março aconteceu a sagração da Igreja Matriz do Senhor Bom Jesus em Albertina. A celebração litúrgica foi solenemente presidida pelo nosso arcebispo Dom Majella. O altar mor recebeu duas relíquias de São João Paulo II e Santa Josefina Bakhita. Obrigado a todos que ajudaram na celebração e participaram.

Informações: Pe. Vilson Moreira do Couto

Paróquia da Medalha Milagrosa, de Monte Sião, acolhe o Diácono Samuel Araújo

No últimoSamuel sábado, dia 21 de março, na Igreja de Santa Terezinha, nossa Paróquia, acolheu o Diácono Samuel Araújo, que estará auxiliando nos trabalhos pastorais que aqui são desenvolvidos.
Ordenado Diácono pelas mãos de Dom José Luiz Majjela Delgado, no dia 7 de março, o Diácono Samuel é nascido em Santa Rita do Sapucaí, e se preparou paro o ministério ordenado, no Seminário Arquidiocesano de Pouso Alegre.

Paróquia de Borda da Mata acolhe seu novo vigário

domricardo2No dia 05 de julho, sábado, às 19h em uma bela celebração eucarística presidida por Dom Ricardo Pedro, nosso administrador apostólico, na Basílica de Nossa Senhora do Carmo em Borda da Mata, contando com a participação do povo bordamatense e os visitantes das cidades de Poço Fundo, entre os quais a família de Pe. Marcos e outras pessoas de Itajubá, foi apresentado o novo vigário paroquial: o Pe. Marcos Eduardo Caliari. O qual irá trabalhar com o Côn. Vonilton Augusto Ferreira (pároco) e o Pe. José Luiz Faria Junior (vigário). Pe. Marcos antes de ser transferido para Borda da Mata, trabalhava na Paróquia Sagrada Família em Itajubá. Foi momento forte de bênçãos de Deus e da Senhora do Carmo.

 

Confira abaixo a homilia de Dom Ricardo Pedro:

Confira também algumas fotos da apresentação do Pe. Marcos Caliari

Mais fotos no facebook da Basílica de Nossa Senhora do Carmo de Borda da Mata

Fonte/fotos: Pe. Marcos Caliari

Confira as atividades pastorais para fevereiro

Abrindo o ano pastoral de 2014, no dia 1 de fevereiro haverá reunião do Conselho Arquidiocesano de Pastoral, no seminário, às 9h.

chamadacoroinhas

No dia 9 de fevereiro os acólitos e coroinhas dos setores Alto da Serra, Dourado e Mogi são        convidados para um dia de confraternização e troca de experiências no Seminário                       Arquidiocesano.

 

 

 

banner_cf_2014

Iniciando a preparação para a Campanha da Fraternidade 2014, que tem como tema Fraternidade e Tráfico Humano, a Comissão do Compromisso Sociotransformador está organizando um encontro de formação no dia 16 de fevereiro das 8h às 16h, também no Seminário Arquidiocesano. É destinado às Equipes Paroquiais de Assessoria, animadores de grupo de reflexão, Círculos Bíblicos, agentes de pastorais sociais, enfim, a todo povo de Deus interessado em refletir o tema. 

 

cfepdp

 

 

Já no dia 22 de fevereiro nossa Arquidiocese festeja a ordenação de mais um padre para o           serviço do Reino. Em Ipuiuna, às 10h, será celebrada a Ordenação Presbiteral do Diácono          Édpo Campos que atualmente serve à comunidade paroquial Santo Antonio de Jacutinga.

 

 

enc. Ir

 

A Paróquia de Monte Sião  receberá Ir. Míria Kolling e André Zamur para mais um Encontro de Liturgia e Canto Pastoral nos dias 21 a 23 de fevereiro. O curso é aberto para todas as paróquias da Arquidiocese.

 

 

Mais informações sobre todos os encontros você encontrará no blog da Coordenação Arquidiocesana de Pastoral . Acesse!

 

chamadacoroinhas2

 

Também no final de semana do dia 23 de fevereiro, o Seminário Arquidiocesano receberá os coroinhas dos setores Mandu, Paraíso e Mantiqueira.

 

 

 

 

Encerrando o mês de fevereiro, no dia 26, o clero vai se reunir  em Pouso Alegre para a primeira reunião do ano.

São muitas atividades no retorno das atividades após as férias, para todas elas contamos com suas orações.

É importante também que participe daquelas que contemplem sua missão na vida da Igreja! Será sempre bem-vindo!

 

 

 

 

Arrastão Jovem é Celebrado em Inconfidentes

arrastao

No dia 30 de novembro de 2013, teve inicio o sétimo Arrastão Jovem, na cidade sul mineira de Inconfidentes, com a participação de centenas de jovens da região. O Arrastão e uma iniciativa do Ministério da Juventude Javé Nissi, com o objetivo de anunciar/ evangelizar para as pessoas o testemunho de Fé e Amor a Jesus Cristo. Ė um evento Diocesano realizado pela Comunidade Aliança (Inconfidente), realizado o dia todo com testemunhos de fé, com passeatas , pregações, música para louvar e adorar nosso Senhor, eventos realizados em praças para despertar os corações dos cristãos. O Papa Francisco enfatiza que nos devemos viver a experiência de Deus no nosso dia a dia, preencher o nosso coração. O Arrastão tem por intento provocar o ” eu” interior dos jovens e da comunidade para o despertar da vida Cristã (missionária e testemunhal) em amplitude ” Ide e Evangelizai”, promovendo o encontro com Jesus Cristo. O evento é de matriz diocesana e aberto a todas as cidades, dentro e fora da diocese. Em inconfidentes os Jovens saíram em caminhada em resposta ao chamado de Deus formando uma Igreja viva e glorificando a Deus. O mundo oferece muitos caminhos, deixando de lado Jesus, e nesta correria nos dedicamos em viver em função de nós mesmos e de nossas vontades sem o sentido da vida que é Deus, Isso no leva ao desespero e a angustia, sinais perceptíveis da modernidade contemporânea. Necessário nos é recobrar nossa identidade! Na experiencia do Batismo no Espírito Santo somos inundados do amor de Deus (Rm 5,5), força motriz que dá sentido a nossa vida levando-nos a um caminho de realização (Jo 14, 6). A noite foi realizado o show com a Banda Identidade Sua, com canções de louvores e pregação para os jovens. No dia primeiro de dezembro o evento teve a seqüência como Encontro Segue-me, cujo pano de fundo é o convite que Jesus faz aos seus discípulos para segui-lo em uma vida nova (II Cor 5, 17).

Confira mais fotos no facebook aqui!

Emmanuele Melo

WebTv Santuário Santa Rita – Santa Rita do Sapucaí

Criação da quase-paróquia do Senhor Bom Jesus ocorre neste sábado

Albertina_IgrejaA partir do dia 28 de setembro, às 19h, o Arcebispo Metropolitano oficializá, durante Celebração Eucarística, a nova quase-paróquia da Arquidiocese de Pouso Alegre. Atendendo um antigo desejo dos fiéis do município de Albertina, será criada a quase-paróquia do Senhor Bom Jesus. O decreto está em fase de preparação, de acordo com o pároco de Jacutinga, padre Jésus Benedito dos Santos.

Albertina é um município brasileiro do estado de Minas Gerais, na microrregião de Poços de Caldas. A área é de 57,7 km².

A quase-paróquia do Senhor Bom Jesus de Albertina terá os seguintes limites: No estado de Minas Gerais, com a Paróquia de Santo Antônio de Jacutinga, em Jacutinga, e São Sebastião de Andradas, em Andradas, ambas da Arquidiocese de Pouso Alegre; no estado de São Paulo, com a Paróquia do Espírito Santo, em Pinhal, e a Paróquia Santo Antônio, em Santo Antônio do Jardim, SP, ambas da Diocese de São João da Boa Vista. Ela será composta por quatro comunidades urbanas: Senhor Bom Jesus, São Benedito, Santa Clara e Espírito Santo e duas comunidades rurais: Abertão de Cima e  Abertão de Baixo.

O Padre Vilson Moreira do Couto, vigário paroquial da paróquia Santo Antônio de Jacutinga, será o administrador indicado pelo senhor Arcebispo para estar à frente da quase-paróquia, que já possui casa paroquial, salão paroquial e um veículo próprio.

Todas as comunidades possuem capela, sendo que uma delas (Espírito Santo) ainda está em fase de construção. Sobre a organização pastoral Albertina possui CCP, CPAE, Comissão de Festa e várias pastorais atuando (Liturgia, Canto, Catequese, Dízimo, Batismo, Ministros Extraordinário da Eucaristia, Movimentos Marianos, Apostolado da Oração, Terço dos Homens, Pastoral das Exéquias, Coroinhas e Acólitos e Renovação Carismática Católica).

O Código de Direito Canônico
Ainda segundo o padre Jésus Benedito, o Código de Direito Canônico, no Cânon. 516 § 1, diz: “Salvo determinação contrária do direito, à paróquia se equipara a quase-paróquia, que é, na Igreja particular, uma determinada comunidade de fiéis confiada a um sacerdote como a pastor próprio, ainda não erigida como paróquia por circunstâncias especiais”.

Assim, o bispo ouvindo o conselho dos presbíteros pode criar a quase-paróquia, que se equipara a paróquia. Ela terá um pastor próprio e autonomia para caminhar.

O desmembramento de uma nova paróquia ou quase-paróquia  tem como finalidade facilitar na transmissão dos tesouros da fé ao povo de Deus, nos trabalhos pastorais e, além do mais, criar o sentimento de pertença das pessoas, facilitando na animação da fé, na participação das celebrações litúrgicas, na escuta da Palavra de Deus e celebração dos sacramentos, sobretudo o da Eucaristia.

 

Paróquia Santo Antônio de Jacutinga acolhe novo vigário paroquial

pevilson

A Paróquia Santo Antônio de Jacutinga acolheu no último domingo, 04, o novo vigário paroquial, Pe. Vilson Moreira do Couto. O novo vigário também será o responsável pela comunidade Bom Jesus, no município de Albertina.

Agora, além do padre Vilson, Jacutinga conta com os trabalhos do pároco, Padre Jésus Benedito, do padre emérito, Maurício Pieroni, e do estagiário Edpo Campos.

Pe. Vilson é natural de Borda da Mata e exercia seu ministério como vigário paroquial na Paróquia São João em Pouso Alegre.

 

 

 

Foto e informação:

Pascom Jacutinga

https://www.facebook.com/santoantonio.dejacutinga

600! Monte Sião realiza encontro de coroinhas e acólitos

Dentro das comemorações do mês vocacional, a Paróquia Nossa Senhora da Medalha Milagrosa em Monte Sião celebrou, no último domingo, 19, o Jubileu com os Coroinhas e Acólitos do município e também de outras paróquias vizinhas. Pelo menos 600 crianças e jovens participaram desse dia de oração e comemoração.

Os coroinhas e acólitos se reuniram na Igreja do Rosário para oração do terço. Em seguida saíram em procissão com o andor de São Tarcísio em direção ao Santuário da Medalha, onde participaram da Missa Solene. Após a Celebração Eucarística foi oferecido um momento de descontração e confraternização aos participantes.

Além dos jovens de Monte Sião, também participaram as paróquias de Bueno Brandão, Borda da Mata, Ouro Fino, Inconfidentes, Cambuí, Águas de Lindóia, entre outras.

 

Padres do setor Mogi se encontram em Jacutinga

A Pastoral Presbiteral do Setor Mogi se reuniu na última terça-feira, 05, em Jacutinga, para um momento de convívio e formação. O encontro, que ocorreu num clima de descontração e fraternidade, foi coordenado pelo Pe. Simão Cirineo. Após a oração, todos assistiram ao filme “Presbítero – Identidade e espiritualidade”.

Depois de um pequeno debate e de uma partilha de vida entre os presbíteros, o encontro encerrou-se com o almoço, na casa do Pe. Maurício Pieroni, oferecido pela Paróquia Santo Antônio de Jacutinga.

 

Por Andrey Nicioli, com informações do padre Simão Cirineo