Padre Flávio Sobreiro publica seu novo livro em maio

Pe. Flávio Sobreiro, mineiro de Inconfidentes, 38 anos, publica em maio seu quarto livro: No Coração da Mãe Aparecida – Orações de umPe. FlavioSobreiro1 povo de fé. A obra será lançada pela Editora Santuário. A presente obra traz 50 orações a Nossa Senhora Aparecida. É um livro devocional com orações inspiradas para os mais diversos momentos da vida. Uma súplica sincera a Mãe Aparecida.

Escrito em linguagem simples e profunda, este livro tem por objetivo ser um auxílio espiritual a todos os devotos de Nossa Senhora Aparecida. Neste ano de 2017 celebramos os 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, e este livro vem somar-se a tantas homenagens de fé e devoção a querida Mãe de Deus e nossa.

Pe. Flávio Sobreiro vem se destacando gradativamente no cenário da literatura espiritual no Brasil. Em 2013 foi publicado seu primeiro livro: Amor sem Fronteiras (Editora Canção Nova); em 2015 a Editora Paulinas publicou seu segundo livro: Terço da Amizade; em 2016 foi publicado pela Editora Santuário seu terceiro livro: Preces do Coração – Orações para momentos de intimidade com Deus; e 6 meses após a publicação do seu terceiro livro, novamente a Editora Santuário publica seu quarto livro: No Coração da Mãe Aparecida – Orações de um povo de fé.

Padre Flávio Sobreiro também tem seus textos publicados e traduzidos para o espanhol. São 43 artigos na área de espiritualidade que ultrapassaram as fronteiras do Brasil. Colunista do Portal Canção Nova desde outubro de 2011, possui centenas de textos publicados.

No Coração da Mãe Aparecida é um livro para rezar e presentear seus amigos e familiares, devotos de Nossa Senhora Aparecida. Uma excelente obra para o grupo Terço dos Homens, Terço das Mulheres, retiros, grupos de oração, grupos de jovens, praticas devocionais pessoais…

 

Paróquia de PA oferece curso de Mariologia

CursodeMariologia_Março2017Com o apoio da Academia Marial do Santuário Nacional de Aparecida, terá início em março o Curso sobre a Virgem Maria, Mãe de Deus e da Igreja, na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, Pouso Alegre. A fim de celebrar o Ano Mariano, fundamentando o culto cristão e assegurando aos fiéis maior qualificação sobre o papel de Maria na História da Salvação. As aulas serão em todas as segundas-feiras do mês de março, sempre entre 19h30 e 21h, no Centro Pastoral da Paróquia. O professor será o pároco, padre Adriano São João.

Segundo o Pe. Leando Luís, da Paróquia Nossa Sra de Fátima, o curso tem por objetivo “oferecer ao povo um estudo introdutório e teológico acerca da pessoa de Maria, Mãe de Jesus, por duas vias: Maria na Sagrada Escritura e, também, Maria na Tradição da Igreja”. Esse curso é destinado a todos os públicos, especialmente leigos, líderes de pastorais e movimentos, catequistas, religiosos, seminaristas, sacerdotes e a outros cristãos que desejem aprofundar o seu estudo e compreensão a respeito da Virgem Maria.

No dia 06 de março será realizado a abertura oficial do Curso de Introdução à Mariologia com a celebração da Missa às 19h, na Igreja Matriz. Em seguida, no Centro Pastoral da Paróquia, abertura com a presença e pronunciamento de do Arcebispo Metropolitano, Dom José Luiz Majella Delgado, C.Ss.R.

Regional Leste 2 oferece cursos sobre Educação e Dízimo

O Regional Leste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) oferece dois cursos para os próximos meses na área de Pastoral da Educação é Dízimo. Confira:

Curso para agentes da Pastoral da Educação: 10 a 12 de março

A Comissão para a Educação do Regional Leste 2 (Minas Gerais e Espírito Santo) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, realiza nos dias 10 a 12 de março, em Belo Horizonte (MG), o Curso para Agentes da Pastoral da Educação.

O objetivo do encontro é preparar pessoas que possam multiplicar o curso nas (Arqui)dioceses do Regional, tendo em vista a urgente necessidade da ação evangelizadora no campo da educação.

O encontro acontece na Casa das Irmãs Sacramentinas (Rua Madre Beatriz Frambach, 84 Dom Bosco –  Belo Horizonte/MG) e é direcionado a padres, leigos(as), religiosos(as) e agentes das Pastoral da Educação das (arqui)dioceses do Regional. São destinadas 2 (duas) vagas por (arqui)dioceses.

As inscrições podem ser feitas no site do Regional Leste 2 www.cnbbleste2.org.br até o dia 7 de março.

 

Regional Leste 2 oferece formação sobre Pastoral do Dízimo

Á luz do Estudo 8 “Pastoral do Dízimo”  e  Documento 106 “O dizimo na comunidade de fé: orientações e propostas” da CNBB, o Regional Leste 2 promove o primeiro encontro de formação e articulação sobre a Pastoral do Dízimo.

O encontro acontece nos dias 21 a 23 de março, no Centro de Acolhimento São José ( Rua Júlio de Castilho, 561 Cinquentenário – Belo Horizonte/MG )  e tem por objetivo informar e formar os ecônomos das Mitras, coordenadores diocesanos da Pastoral do Dízimo, agentes de pastorais e pessoas das (arqui)dioceses envolvidas na missão Evangelizadora sobre conscientização, educação e responsabilidade da fé adulta.

As inscrições estão abertas e podem ser feitas até o dia 15 de março no site do Regional Leste 2 www.cnbbleste2.org.br

ÚLTIMO DIA: inscrição para Oficina de Comunicação

A Pastoral da Comunicação (Pascom) da Arquidiocese de Pouso Alegre vai realizar no dia 12 de fevereiro a Oficina Arquidiocesana de Comunicação. O encontro será na Escola Profissional, em Pouso Alegre, entre 09h e 16h. O tema será: “IGREJA E MÍDIAS DIGITAIS – APROFUNDAMENTO”.

oficinacomunicacao_2017

O palestrante será o jornalista e publicitário Thomás Moraes, que já esteve no último ano na Arquidiocese falando sobre a temática. Na parte da manhã, ele vai abordar ao tema “Mídias Digitais – estratégias, atualizações, conteúdo e influenciadores”. No período da tarde o tema será “Oficina de vídeo para redes sociais (Facebook, Snapchat, Youtube e Periscope)”.

O investimento é de R$ 20 por pessoa, o que inclui material didático, cafés e almoço.

Faça a inscrição clicando aqui

Conheça o palestrante

whatsapp-image-2017-01-06-at-16-19-37

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

JMJ Panamá será nos primeiros meses de 2019

A data da próxima Jornada Mundial da Juventude será conhecida nas próximas semanas. O que já se sabe no entanto, é que diferentemente dos anos anteriores, a JMJ Panamá será realizada nos primeiros meses de 2019. O Cardeal Kevin Farrel, Prefeito do Dicastério Leigos, Família e Vida afirma a este respeito: “Não sabemos a data exata, porém, provavelmente será em janeiro, fevereiro ou março devido ao clima”.

JMJ Panamá

O custo terá um peso muito grande na organização do megaevento. A JMJ Cracóvia teve um custo de cerca de 46 milhões de euros, cobertos em grande parte pelos próprios participantes. De fato, a cota de participação cobriu 70% do valor total. O Estado contribuiu com outros 10%, sobretudo com a questão da segurança. O restante do custo foi coberto graças a doações de paróquias, de particulares e de empresas.

Um estudo realizado pela consultoria GAD3 revelou que as Jornadas Mundias da Juventude representam bem mais do que apenas um evento religioso, visto que o país sede torna-se uma “vitrine para o mundo”. A título de exemplo: 96,1% dos participantes da JMJ Cracóvia aconselham a visitar a Polônia e mais de 80%  deles asseguram que sua permanência no país melhorou a imagen anterior que tinham dele.

Do ponto de vista pessoal, mais de 90% dos peregrinos afirmam que a participação na JMJ ajudou a aprofundar a sua fé e aumentou neles o desejo de construir uma sociedade melhor.

Bispos panamenhos

E a JMJ é o tema central da Assembleia Plenária ordinária da Conferência Episcopal Panamenha, reunida  desde segunda-feira (09/01) em Clayton.

A CEP é responsável pela organização das “Jornadas das Dioceses”, o que significa que os Bispos devem planejar com zelo a acolhida e as atividades dos milhares de jovens que chegarão ao Panamá antes da JMJ 2019.

Os Bispos examinarão também a realidade nacional, iluminando-a segundo o ensinamento da doutrina da Igreja católica. Para a JMJ no Panamá, em 2019, é esperada a participação de 1,5 milhões de jovens.

 

Com informações da Rádio Vaticano

Padre da Arquidiocese se prepara para jubileu sacerdotal

pe-antonioclaudiodossantosO Vigário Paroquial da Paróquia Nossa Senhora da Medalha Milagrosa de Monte Sião, padre Antônio Cláudio dos Santos, se prepara para celebrar no próximo dia 2 de fevereiro os seu jubileu de prata sacerdotal.

Nesta data, uma missa será celebrada no Santuário de Monte Sião às 19h30, sendo presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom José Luiz Majella Delgado – C.Ss.R.

Todos são convidados!

 

Retrospectiva Arquidiocesana 2016

Durante o encontro do clero da Arquidiocese de Pouso Alegre nesta terça-feira, 21, o coordenador da pastoral presbiteral, padre Fabiano José Pereira, fez, em forma de oração, uma retrospectiva das atividades arquidiocesanas durante o ano de 2016, que vamos compartilhar agora:

“Mais um ano se finda. Chegamos aos nosso último encontro de 2016. Foram tantos, graças a Deus! Nos reunimos para rezar e celebrar; para discutir assuntos e aprender; para sorrir e chorar; para reclamar, programar, descansar e semear…

Neste momento, faço memória da Parábola do Semeador, narrada pelos evangelhos. O semeador saiu para semear. Jesus compara o trabalho do agricultor com aquele que evangeliza. Lançar a semente para Ele é o gesto primeiro e essencial, mesmo diante das incertezas, preocupações, adversidades e ventos contrários. O agricultor deve saber que ele é apenas uma parte de um processo muito maior, cuja realização plena está muito além de suas forças e potencialidades. É preciso, como nos ensina o Papa Francisco, ‘caminhar, edificar e confessar Jesus Cristo’ (missa em ação de graças pelo conclave, em 14 de março de 2013) com esperança e simplicidade de coração. É a terra boa, preparada pela Graça, e a bondade do Pai do céu ‘que faz crescer os lírios do campo’ (Mt 6, 28), que farão com que os frutos venham abundantemente. O apóstolo Paulo nos ensina na carta aos Coríntios: ‘eu plantei, Apolo regou, mas Deus é quem fez crescer. Assim, nem o que planta é alguma coisa nem o que rega, mas só Deus, que faz crescer’ (1Cor 3, 6-7).

Por isso, irmãos, rendamos graças a Deus pelas sementes lançadas no chão de nossa Arquidiocese em 2016:

– Ordenações sacerdotais e diaconais: Sementes lançadas na terra boa através do ‘sim’ definitivo ao serviço do Reino pelos nossos irmãos ordenados diáconos e presbíteros: padre Marcos Vinícius e padre Andrey, diácono Fabiano e diácono Luciano;

– Jubileus sacerdotais: Sementes louvadas com júbilo pelos frutos, mas, sobretudo, pela perseverança incentivadora no caminho evangelizador através da vida e missão de nossos irmãos jubilandos: Monsenhor José Carneiro (70 anos de ordenação presbiteral), Cônego Ramon (25 anos de ordenação presbiteral). E, especificamente no dia de hoje (20/12/2016), o aniversário de ordenação do padre Poggetto (58 anos), padre Raymundinho e padre Paulo Adolfo, e o natalício dos padres Silvino, Paulo Âmbar e Cônego Braz;

– Ano da misericórdia: Semente generosa lançada ao coração do povo através dos sacramentos e outros momentos intensos de reflexão e celebração no contexto do Jubileu Extraordinário da Misericórdia, iniciativa profética do Papa Francisco com tantos frutos para toda a Igreja, para nossas comunidades eclesiais e de maneira particular em nossos Santuários arquidiocesanos, Basílica e Catedral Metropolitana;

– Falecimento: Semente lançada à terra na certeza da Ressurreição e da vida eterna na pessoa do padre Antônio Marques, que fez sua Páscoa definitiva;

– Criação de Paróquias: Sementes lançadas com espírito missionário através da criação de novas famílias paroquiai, centros irradiadores da Boa Nova, Casas da Palavra, da Eucaristia e da Caridade. Louvamos a Deus pelas novas Paróquias de Nossa Senhora das Graças e Santo Antônio, em Itajubá; Nossa Senhora Aparecida, em Marmelópolis; São Cristóvão e São Benedito, em Extrema; e São Sebastião, em Senador José Bento;

– Visita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida: Semente carinhosamente plantada em muitas comunidades por ocasião da visita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida em preparação aos 300 anos do encontro da imagem da Rainha e Padroeira do Brasil. Louvado seja Deus por este tempo de Graça que prossegue, agora, com o Ano Mariano em 2017;

– Início de ministérios pastorais: Semente lançada com generosidade e esperança em muitas comunidades através do início pastoral de vários irmãos presbíteros designados párocos, reitores, vigários paroquiais, Juiz do Tribunal Eclesiástico, auditores, colaboradores ou para outros serviços da caminhada de nossa Igreja Particular;

– Visitas pastorais: Sementes fecundas lançadas no serviço apostólico e pastoral de nosso estimado pai e pastor, Dom Majella, sobretudo nas visitas pastorais, momentos expressivos de confirmação na fé, comunhão, proximidade e articulação da caminhada de nossas comunidades;

– Dez anos da FACAPA: Semente plantada no último ano e no decorrer da última década pela intensa atividade intelectual e formativa de nossa Faculdade Católica. Louvamos e agradecemos a Deus por este instrumento de evangelização, pedindo a São José que abençoe e proteja sempre mais a nossa instituição acadêmica;

– Padres que concluíram seus estudos: Sementes que se revelam na conclusão dos estudos de especialização dos padres de nosso presbitério: padre Daniel Santini (doutor em Filosofia), padre Ronne Peterson e padre Juliano Almeida (mestres em Direito Canônico). Não esquecendo daqueles irmãos que há pouco iniciaram ou que já estão prestes a concluir seus estudos, como padre Adilson Rocha e Dirlei Abércio em Roma; padre Eduardo Rodrigues em Belo Horizonte; e padre Antônio Cássio em Itajubá;

– Padres que publicaram obras: Sementes que se revelam em talentos de padres escritores, como padre Jésus Benedito dos Santos e padre Flávio Sobreiro;

– Centenário da posse de Dom Octávio: Semente em forma de gratidão e louvor pelo primeiro centenário da nomeação e posse do terceiro bispo de Pouso Alegre, Dom Octávio Chagas de Miranda, vivenciado com solenidade e entusiasmo pela nossa Arquidiocese, em momentos celebrativos e na reinauguração do Arquivo da Cúria Metropolitana, que agora leva o nome de Dom Octávio;

– 9ª Assembleia Arquidiocesana de Pastoral: Semente lançada no coração de nossas comunidades, paróquias, setores pastorais e de toda a Arquidiocese com o objetivo de evangelizar com alegria, tendo como referência o serviço com as famílias, com uma Igreja em estado permanente de missão e com a vida plena para todos.

Enfim neste encontro de confraternização, conscientes da situação em que nosso país e nosso povo brasileiro viveu neste ano e ainda vive, clima de crise social, política e econômica, não nos conformando com a onda de pessimismo e até mesmo de ódio que ameaça nosso país, damos uns aos outros os votos de feliz ano novo, expressando nossa fraternidade, nosso otimismo e nosso desejo de caminharmos ainda mais unidos em 2017.

Feliz ano novo!!!”

Pastoral Bíblico-Catequético define datas para 2017

encontro_19112016A Pastoral de Animação Bíblico-Catequética da Arquidiocese de Pouso Alegre se reuniu neste sábado, 19, com os de Coordenadores da Catequese das Paróquias. O encontro ocorreu em Pouso Alegre, na Escola Profissional, e contou com a assessoria do coordenador arquidiocesano de pastoral, padre Mauro Ricardo de Freitas. O tema refletido foi “Pastoral Orgânica e a Formação Permanente: Condições fundamentais par a evangelização”.

Também foi proposto um trabalho em grupo para discutir o processo de aplicabilidade dos planos da 9ª Assembléia Arquidiocesana de Pastoral.

Ao final do dia foi apresentado o cronograma de atividades para 2017, tendo as seguintes atividades:

05/03/17: Abertura do Ano Catequético na Arquidiocese (1º domingo da quaresma)
18/03/17: Encontro Arquidiocesano de Coordenadores Paroquiais
04/06/17: 3º Crismafest (das 08h30 às 16h no Ginásio do Colégio São José em Pouso Alegre (Pentecostes)
27/08/17: Celebração do dia do Catequista em todas as paróquias.
24/09/17: Peregrinação dos Catequistas
18/11/17: Encontro Arquidiocesano dos coordenadores paroquiais.

encontro_19112016_1

 

Fotos: Jacinta Fraga (Borda da Mata)

 

 

 

Comissão Arquidiocesana realiza primeira Concentração de Liturgia

cartaz-concentracaoA Comissão Arquidiocesana para Liturgia (CAL) da Arquidiocese de Pouso Alegre vai realizar no dia 27 de novembro a I Concetração de Liturgia. O encontro ocorre na Casa de Oração Monsenhor Mauro Tomasinni, no Bairro Chaves, em Pouso Alegre, entre 08h e 16h. O tema escolhido foi “Espiritualidade e comunhão dos ministérios litúrgicos”.

“Com o intuito de capacitar melhor nossos agentes litúrgicos para a animação das celebrações,e também desejosos de promover maior comunhão de nossas comunidades, estamos convidando alguns membros de sua paróquia para a Concetração Arquidiocesana de Liturgia”, escreveu o coordenador da CAL na carta enviada às paróquias, padre Vanildo de Paiva.
São disponibilizadas cinco vagas por paróquias, sendo indicados a participar da Concentração arquidiocesana o coordenador da Equipe Paroquial de Liturgia; o coordenador do Ministério Extraordinário da Comunhão Eucarística; o coordenador do Ministério da Palavra; o coordenador do Ministério da Música Litúrgica; e o coordenador dos Serviços do Altar (cerimoniários, acólitos e coroinhas).
As inscrições devem ser feitas até o dia 15 de novembro com o padre ou leigo coordenador de cada setor. O investimento é de R$ 20,00 por pessoa, pagos no dia da concentração.