Catequistas refletem sobre “comunicação” em encontro

Catequistas de diversas paróquias da Arquidiocese de Pouso Alegre se reuniram durante o último sábado, 14, para um dia de reflexão e atualização. O encontro foi organizado pela Pastoral Bíblico-Catequética na Escola Profissional Delfim Moreira, em Pouso Alegre, e teve como tema “A Catequese na era digital”.

Encontro2_14112015

Após a acolhida e oração inicial, o Arcebispo Metropolitano, Dom José Luiz Majella Delgado – C.Ss.R., conversou com os catequistas, falando sobre a importância de se refletir o tema da comunicação e também como a Igreja vem se preocupando e se questionando sobre isso. Ele lembrou que a rede deixou de ser apenas um meio e se tornou um lugar, uma cultura.

Na sequência, o coordenador arquidiocesano da Pastoral da Comunicação, o seminarista estagiário Andrey Nicioli, apresentou as mudanças e transformações provocadas por essa cultura da comunicação na vida do ser humano e nas suas formas de relacionamento. Ele ressaltou, logo no início, que o termo comunicação não pode ser entendido apenas como meios de comunicação.

“Quando falamos em comunicação, estamos nos referindo a toda e qualquer forma de transmissão de mensagens, conteúdos ou informações para outras pessoas. O termo comunicação é abrangente e não se restringe aos meios midiáticos, como rádio, TV, jornal impresso, site e etc, mas a toda e qualquer forma de relacionamento humano”, disse.

O coordenador da Pascom também lembrou que a comunicação é parte essencial do ser humano.

“Quando falamos em comunicação, estamos nos referindo a toda e qualquer forma de transmissão de mensagens, conteúdos ou informações para outras pessoas. O termo comunicação é abrangente e não se restringe aos meios midiáticos (rádio, TV, jornal impresso, site e etc), mas a toda e qualquer forma de relacionamento humano”, explicou.

O seminarista Andrey, na transformação provocada pela era digital, destacou:

“A atual mudança de época coloca alguns aspectos em baixa e outros em alta. Aspectos que, até poucas décadas atrás, eram considerados importantes, hoje são vistos como relativos e até mesmo descartáveis. Ao contrário, aspectos que não recebiam grande importância são, atualmente, neste alvorecer de uma nova época, elevados aos primeiros lugares na hierarquia dos valores”.

E aqui exemplificou:

Em baixa está a instituição. Em alta está o individual
Em baixa está a tradição. Em alta está a novidade
Em baixa está o sonho. Em alta está a palpabilidade

No período da tarde, a coordenação da Pastoral Bíblico-Catequética pode partilhar um pouco das reflexões feitas no Encontro da Pastoral Catequética em Belo Horizonte, promovida pela CNBB Regional Leste 2.

No final do encontro, os catequistas fizeram uma homenagem a atual coordenadora, Rita Rezende, que após 10 anos, se despede da coordenação da Pastoral, anos de dedicação e empenho junto à Arquidiocese de Pouso Alegre.

 

 

 

Encontro debaterá “A catequese na era digital”

“A catequese na era digital”.  Esse é o tema do 2º Encontro dos Coordenadores Paroquiais da Arquidiocese de Pouso Alegre, que acontece no dia 14 de novembro, das 8h30min às 16h, na Escola Profissional Delfim Moreira.

O Encontro terá palestra do Coordenador Arquidiocesano da Pascom, seminarista Andrey Niciolli, e também partilha de experiência dos integrantes do grupo de participou do Encontro da Pastoral Catequética, promovido pela CNBB Regional Leste 2, em Belo Horizonte.

A promoção do evento é da Pastoral Arquidiocesana Bíblico-Catequética, que tem como assessor espiritual o Pe. Tiago Silva Vilela e como coordenadora Rita Rezende.

Encontro ACatquese digital

D. Majella recebe membros da Pastoral da Criança

O Arcebispo de Pouso Alegre, Dom José Luiz Majella Delgado, C.Ss.R, e o coordenador arquidiocesano de pastoral, Pe. João Bosco de Freitas, se reuniram com os membros da coordenação arquidiocesana da Pastoral da Criança. A reunião ocorreu no período da tarde de hoje, 24 de junho, na Cúria Metropolitana.
O coordenador arquidiocesano da Pastoral da Criança, Thiago dos Santos, a coordenadora de área do setor Mantiqueira, Sônia Regina de Oliveira Rosa, e, a coordenadora de área do setor Mandu, Rosimeyre Grego, expuseram para D. Majella os trabalhos que a Pastoral vem realizando na arquidiocese. Eles também apresentaram a equipe e falaram dos projetos futuros.
Segundo Thiago dos Santos, o arcebispo deu apoio irrestrito aos trabalhos pastorais. O coordenador disse que D. Majella pediu mais divulgação das ações pastorais em prol das crianças da arquidiocese e também que fossem intensificadas as participações nas reuniões do Conselho Setorial de Pastoral – Cosepa.
Formação e atualização
A pastoral da criança da arquidiocese de Pouso Alegre realiza treinamentos e atualizações constantemente. O próximo encontro será no dia 28 deste mês, às 9h, em Paraisópolis, na Paróquia São José, com apoio do Pe. Sebastião Márcio Maciel. A coordenação espera a presença de mais de cem agentes de pastoral.
Outras Paróquias e comunidades interessadas em implantar os trabalhos da pastoral da criança em suas cidades podem entrar em contato:
Coordenação da Pastoral da Criança:
Thiago dos Santos
e-mail: [email protected]
Telefone: (35) 9125-1869
Sônia Regina de Oliveira Rosa
e-mail: [email protected]
Rosimeyre Grego
e-mail: [email protected]

Pastoral Criança 1

Pastoral Criança 6

Pastoral da Juventude do Leste 2 realiza Curso de Inverno

170615-svqCArw0nbC3a

O Instituto de Pastoral da Juventude, do Regional Leste 2, que inclui Minas Gerais e Espírito Santo, realiza nos dias 19 a 25 de julho no Colégio Santa Maria, em Belo Horizonte/MG o Curso de Inverno 2015.

Com o tema “Juventude, Igreja e Sociedade – viemos para servir as juventudes”, o Curso de Inverno 2015 é oferecido aos jovens de 17 a 25 anos, das (arqui)dioceses do Regional Leste 2 que atuam como lideranças de grupos de jovens, coordenações paroquiais e diocesanas.

O curso será promovido em parceria com a Pastoral da Juventude e outras organizações e tem como objetivo aproximar e ampliar os olhares sobre as questões que envolvem a condição juvenil na atualidade, além de promover uma interlocução entre os jovens e suas realidades, possibilitando espaço de partilha de experiências, de vivências celebrativas, de oficinas temáticas, e de debates sobre questões específicas da formação humana e cidadã.

Serviço:

Curso de Inverno 2015

Pastoral da Juventude

Colégio Santa Maria

Rua Itutinga,240  Belo Horizonte/MG

Inscrições até dia 15 de julho

Taxa: De R$40,00 a R$100,00.

Organizadores do Crisma Fest manifestam agradecimento

Os membros da Comissão Organizadora do 1º Crisma Fest, Padre Tiago Vilela, que é assessor da Pastoral Bíblico-catequética, e Rita de Cássia Pereira Rezende, atual coordenadora arquidiocesana da mesma Pastoral, manifestaram publicamente os agradecimentos a todos os envolvidos no evento.

Realizado no dia de Pentecostes (24/05), o 1º Crisma Fest reuniu cerca de 2500 jovens de toda a Arquidiocese de Pouso Alegre, que se preparam para receber o sacramento do Crisma ou já o receberam neste ano.

O encontro, que teve como tema “Jovem, força da paz!”, foi realizado no Ginásio do Colégio São José, em Pouso Alegre/MG e contou com a presença do Arcebispo Dom Majella.

Lei a íntegra da Carta de Agradecimento.

Carta Agradecimento Crisma Fest

D. Majella preside reunião com os movimentos arquidiocesanos

Movimentos Arquidiocesanos (3)

No sábado, 30 de maio, o Arcebispo de Pouso Alegre, Dom José Luiz Majella Delgado, C.Ss.R., participou de uma reunião com os coordenadores dos Movimentos da Arquidiocese. Realizada no salão da Igreja São Benedito, em Pouso Alegre, a reunião contou também com a presença do Coordenador Arquidiocesano de pastoral, Padre João Bosco de Freitas e do Monsenhor José Catarino Umbelino.

Estiveram presentes os coordenadores e representantes dos movimentos: Cursilho de Cristandade; Movimentos Marianos; Renovação Carismática; Apostolado da Oração; Orientação para Vivência Sacramental (Ovisa); Vicentinos; Comunidade Sol de Deus de Itajubá e Equipes de Nossa Senhora.

Após uma breve reflexão de Dom Majella sobre o nº 105 do documento 102 da CNBB, os participantes receberam o texto “Igreja: comunidade de Comunidades” e dividiram-se em grupos para responderem a duas questões:

A partir da reflexão, momento de partilha dos trabalhos evangelizadores dos movimentos eclesiais em nossa Igreja Arquidiocesana.Movimentos Arquidiocesanos (2)

Como os movimentos eclesiais de nossa Arquidiocese estão colaborando ou poderão colaborar com o processo da 9ª Assembleia Arquidiocese de Pastoral 2015/2016.

Após a reflexão, os grupos ressaltaram, entre diversos pontos, a necessidade de descentralizar as paróquias em grupos menores e a força do testemunho entre seus membros. Também foi mencionado que nem todos os movimentos estavam participando dos passos da assembleia arquidiocesana e por isso, padre João Bosco, comunicou a todos os próximos passos do processo.

Encerrando a reunião, foi feita uma breve avaliação destes encontros e os representantes de cada movimento relataram suas atividades futuras. O próximo encontro acontecerá no dia 21 de novembro e será uma manhã de espiritualidade.Movimentos Arquidiocesanos (1)

Fotos: Lucimara do Carmo

Comissão Sóciotransformadora promove dia de reflexão

A Comissão do Compromisso Sócio transformador da Arquidiocese de Pouso Alegre realizou um encontro de grupos e pastorais sociais, em 31 de maio, na Escola Profissional Delfim Moreira, em Pouso Alegre.  Estiveram presentes representantes de oito paróquias, além dos membros da Pastoral da Juventude da Arquidiocese.

Encontro Comissão do Compromisso Sócio-transformador 3

A palestrante foi a jornalista Suzana Coutinho que abordou o tema “A sociedade que temos, a sociedade que teremos”. O grupo refletiu também sobre a dimensão social em nossas  Paróquias e ações para melhorá-la.

Encontro Comissão do Compromisso Sócio-transformador 4

Fotos: Patrícia Oliveira

Comissão Sociotransformadora terá encontro no final de maio

Vivendo o clima da 9ª Assembleia Arquidiocesana de Pastoral, a Comissão Sociotransformadora da Arquidiocese de Pouso Alegre realiza no dia 31 de maio o 5º Encontro dos Grupos Sociais. A reunião será na Escola Profissional de Pouso Alegre, entre 08h30 e 16h.

Segundo o assessor da Comissão, padre Mauro Ricardo de Freitas, explica que esse momento quer ajudar os agentes e participantes no crescimento da fé e de vida eclesial.

“Esse encontro faz parte do compromisso da comissão em oferecer aos agentes de pastorais sociais uma formação baseada na Doutrina Social da Igreja”, explicou.

São convidados de um a quatro agentes de cada Paróquia, entre aqueles que participam da pastoral social, de rua, aqueles que organizam as cestas básicas, farmácias comunitárias, agentes da pastoral da criança, vicentinos, carcerária, sobriedade, da saúde e outros.

A assessoria do encontro ficará por responsabilidade da professora Suzana Coutinho, que vai refletir o tema “A sociedade que temos e a sociedade que queremos”.

A confirmação deverá ser feita até o dia 26 de maior pelos contatos da secretaria de pastoral, com a Lucimara. Telefones: (35)3421-1248, cel. (35)9807-4610
E-mail: [email protected] ou [email protected]

O investimento é de R$ 20,00 por pessoa.

Igreja celebra o 49º Dia Mundial das Comunicações Sociais

comunicarfamiliaO 49º Dia Mundial das Comunicações Sociais propõe como tema “Comunicar a família: ambiente privilegiado do encontro na gratuidade do amor”. O evento será celebrado no dia 17 de maio, domingo que antecede Pentecostes.

A mensagem do papa Francisco para esta celebração está em consonância com a Assembleia Ordinária do Sínodo sobre a Família, que acontecerá em outubro próximo.

“Na família, é sobretudo a capacidade de se abraçar, apoiar, acompanhar, decifrar olhares e silêncios, rir e chorar juntos, entre pessoas que não se escolheram e todavia são tão importantes uma para a outra… é sobretudo esta capacidade que nos faz compreender o que é verdadeiramente a comunicação enquanto descoberta e construção de proximidade”, escreveu o papa Francisco na mensagem.

Subsídio para vivência

Buscando auxiliar os regionais, dioceses e paróquias na vivência e celebração do Dia Mundial das Comunicações Sociais, a Comissão Episcopal para a Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) prepara, todos os anos, um subsídio com orientações e sugestões de atividades. Foram impressos 16 mil livretos. O material traz a mensagem do papa Francisco, reflexão sobre o tema, sugestões para comemorar a data e motivações da celebração eucarística.

“É desejo do Santo Padre que o Dia Mundial para as Comunicações seja celebrado em todas as Igrejas de forma participativa, reflexiva e celebrativa, para que cada vez mais os cristãos desenvolvam uma consciência crítica frente aos meios e processos de comunicação”, explica o arcebispo de Campo Grande (MS) e presidente da Comissão para a Comunicação da CNBB, dom Dimas Lara Barbosa.

Articulação nas dioceses

O material é enviado às coordenações e lideranças da Pastoral da Comunicação (Pascom), responsáveis por articular e animar a comunicação nas igrejas locais. A Comissão orienta, também, o estudo do Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil, que traz pistas de ação.

O subsídio está disponível no link 49º Dia Mundial das Comunicações Sociais.

Fonte: site www.cnbb.org.br

Dom Majella nomeia cura da Catedral e coordenadores

Rev. mos

Párocos, Vigários paroquiais, diáconos, administradores pastorais, comunidades religiosas, seminaristas e lideranças leigas.

Cabe-me informá-los que estarei ausente da Arquidiocese de Pouso Alegre do dia 11 até dia 18 do corrente mês, em viagem a Portugal.  No dia 13 estarei em Fátima participando da celebração onde se dará a entronização de uma réplica da imagem de Nossa Senhora Aparecida no Santuário de Fátima. Este evento faz parte das comemorações do centenário das aparições de Nossa Senhora aos três pastorzinhos, e dos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida, no Rio Paraíba do Sul.

Na minha ausência, regerá a Arquidiocese o Cônego Wilson Mário de Morais, Vigário Geral.

Informações: 

Cura da Catedral

Monsenhor-VoniltonCom a nomeação do Rev.do Cônego Edson José Oriolo dos Santos para Bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte – MG, nomeamos o Rev.do Cônego Vonilton Augusto Ferreira para o ofício de Cura da Catedral Metropolitana e Pároco Administrador da Paróquia/Basílica Nossa Senhora do Carmo, em Borda da Mata. Agradecemos ao Cônego Edson os oito anos de serviços pastorais à frente da nossa Catedral. Ao Cônego Vonilton agradecemos pela disponibilidade ao acolher mais este serviço à Arquidiocese e desejamos profícuo ministério nesta nova missão evangelizadora.

 

Setor Juventude

omarNomeamos o Rev.do Pe. Omar Aparecido Silveira para a coordenação do Setor Arquidiocesano da Juventude, que é o espaço de comunhão das diversas expressões da Igreja arquidiocesana que trabalham junto aos jovens. Agradecemos ao Rev.do Pe. Édpo Campos que acompanhou a nossa juventude como Assessor Espiritual. Desejamos ao Pe. Omar disposição e esperança viva neste trabalho de comunhão para evangelizar as diferentes juventudes.

 

 

Pastoral da Comunicação

andreyNomeamos o seminarista estagiário Andrey Cássio Nicioli Silva coordenador da PASCOM Arquidiocesana. Agradecemos ao Pe. Paulo Giovanni Pereira que dedicou com todo esmero aos trabalhos desta pastoral. Continuamos contando com a sua preciosa colaboração. Ao seminarista Andrey desejamos disposição e todo o dinamismo na coordenação do setor de Comunicação da nossa Arquidiocese.

 

 

Desde Fátima, junto à Maria, Mãe de todos nós, estarei em oração por todos vocês e pela caminhada eclesial das nossas comunidades e Paróquias, neste tempo de construção da Assembleia de Pastoral Arquidiocesana.

Aproveito a oportunidade para confirmar-me com sentimentos de fraterna estima no Senhor.

Com a bênção,

 

Dom José Luiz Majella Delgado, C.Ss.R.

Arcebispo Metropolitano

Pouso Alegre, 8 de maio de 2015

Prot. O

Nº  022/15