Dom Majella nomeia cura da Catedral e coordenadores

Rev. mos

Párocos, Vigários paroquiais, diáconos, administradores pastorais, comunidades religiosas, seminaristas e lideranças leigas.

Cabe-me informá-los que estarei ausente da Arquidiocese de Pouso Alegre do dia 11 até dia 18 do corrente mês, em viagem a Portugal.  No dia 13 estarei em Fátima participando da celebração onde se dará a entronização de uma réplica da imagem de Nossa Senhora Aparecida no Santuário de Fátima. Este evento faz parte das comemorações do centenário das aparições de Nossa Senhora aos três pastorzinhos, e dos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida, no Rio Paraíba do Sul.

Na minha ausência, regerá a Arquidiocese o Cônego Wilson Mário de Morais, Vigário Geral.

Informações: 

Cura da Catedral

Monsenhor-VoniltonCom a nomeação do Rev.do Cônego Edson José Oriolo dos Santos para Bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte – MG, nomeamos o Rev.do Cônego Vonilton Augusto Ferreira para o ofício de Cura da Catedral Metropolitana e Pároco Administrador da Paróquia/Basílica Nossa Senhora do Carmo, em Borda da Mata. Agradecemos ao Cônego Edson os oito anos de serviços pastorais à frente da nossa Catedral. Ao Cônego Vonilton agradecemos pela disponibilidade ao acolher mais este serviço à Arquidiocese e desejamos profícuo ministério nesta nova missão evangelizadora.

 

Setor Juventude

omarNomeamos o Rev.do Pe. Omar Aparecido Silveira para a coordenação do Setor Arquidiocesano da Juventude, que é o espaço de comunhão das diversas expressões da Igreja arquidiocesana que trabalham junto aos jovens. Agradecemos ao Rev.do Pe. Édpo Campos que acompanhou a nossa juventude como Assessor Espiritual. Desejamos ao Pe. Omar disposição e esperança viva neste trabalho de comunhão para evangelizar as diferentes juventudes.

 

 

Pastoral da Comunicação

andreyNomeamos o seminarista estagiário Andrey Cássio Nicioli Silva coordenador da PASCOM Arquidiocesana. Agradecemos ao Pe. Paulo Giovanni Pereira que dedicou com todo esmero aos trabalhos desta pastoral. Continuamos contando com a sua preciosa colaboração. Ao seminarista Andrey desejamos disposição e todo o dinamismo na coordenação do setor de Comunicação da nossa Arquidiocese.

 

 

Desde Fátima, junto à Maria, Mãe de todos nós, estarei em oração por todos vocês e pela caminhada eclesial das nossas comunidades e Paróquias, neste tempo de construção da Assembleia de Pastoral Arquidiocesana.

Aproveito a oportunidade para confirmar-me com sentimentos de fraterna estima no Senhor.

Com a bênção,

 

Dom José Luiz Majella Delgado, C.Ss.R.

Arcebispo Metropolitano

Pouso Alegre, 8 de maio de 2015

Prot. O

Nº  022/15

Dom Darci Nicioli assume Comissão para a Comunicação

dom_darci_joseFoi eleito no segundo escrutínio para presidir a Comissão Episcopal Pastoral para Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) o bispo titular de Tito e auxiliar de Aparecida (SP), dom Darci José Nicioli. Ele recebeu 207 votos, ultrapassando a maioria absoluta requerida de 138.

No último quadriênio 2011-2015 a comissão foi presidida por dom Dimas Lara Barbosa.

Currículo

Nascido em Jacutinga (MG) em 1959, dom Darci foi ordenado sacerdote em 1986. Estudou Filosofia na Pontifícia Universidade Católica de Campinas (SP) e Teologia no Instituto Teológico São Paulo (ITESP).  O bispo também é mestre em Teologia pelo Pontifício Ateneo St. Anselmo, de Roma.

Em novembro de 2012 foi nomeado bispo auxiliar de Aparecida (SP) pelo papa Bento XVI, tornando-se à época o bispo brasileiro mais jovem.

Seu lema episcopal é “Que a tua luz brilhe”.

Fonte: CNBB

 

Comissão da CNBB disponibiliza livreto para o Dia Mundial das Comunicações

comunicarfamiliaO 49º Dia Mundial das Comunicações Sociais propõe como tema “Comunicar a família: ambiente privilegiado do encontro na gratuidade do amor”. O evento será celebrado no dia 17 de maio, domingo que antecede Pentecostes. A mensagem do papa Francisco para esta celebração está em consonância com a Assembleia Ordinária do Sínodo sobre a Família, que acontecerá em outubro próximo. “Na família, é sobretudo a capacidade de se abraçar, apoiar, acompanhar, decifrar olhares e silêncios, rir e chorar juntos, entre pessoas que não se escolheram e todavia são tão importantes uma para a outra… é sobretudo esta capacidade que nos faz compreender o que é verdadeiramente a comunicação enquanto descoberta e construção de proximidade”, escreveu o papa Francisco na mensagem. Subsídio para vivência Buscando auxiliar os regionais, dioceses e paróquias na vivência e celebração do Dia Mundial das Comunicações Sociais, a Comissão Episcopal para a Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) prepara, todos os anos, um subsídio com orientações e sugestões de atividades. Foram impressos 16 mil livretos. O material traz a mensagem do papa Francisco, reflexão sobre o tema, sugestões para comemorar a data e motivações da celebração eucarística. “É desejo do Santo Padre que o Dia Mundial para as Comunicações seja celebrado em todas as Igrejas de forma participativa, reflexiva e celebrativa, para que cada vez mais os cristãos desenvolvam uma consciência crítica frente aos meios e processos de comunicação”, explica o arcebispo de Campo Grande (MS) e presidente da Comissão para a Comunicação da CNBB, dom Dimas Lara Barbosa. Articulação nas dioceses O material é enviado às coordenações e lideranças da Pastoral da Comunicação (Pascom), responsáveis por articular e animar a comunicação nas igrejas locais. A Comissão orienta, também, o estudo do Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil, que traz pistas de ação. O subsídio está disponível no link 49º Dia Mundial das Comunicações Sociais.

5º Simpósio da Comunicação Católica

No último final de semana, 28 e 29 de março, aconteceu na Casa de Oração Mons. Mauro Tommasini o 5º Simpósio da Comunicação Católica, reunindo participantes da PASCOM e do Ministério Gabriel (Javé Nissi). Segundo Padre Paulo Giovani, coordenador arquidiocesano da PASCOM, o evento teve por finalidade colocar os participantes em contato com práticas de marketing, estratégias de criação e técnicas de divulgação, além de levá-los a entender um pouco mais sobre a arte da fotografia. Para tanto os convidados foram Luiz Augusto Parreiras Laurindo da Agência Pública Comunicação e Marketing, que realiza o projeto gráfico e diagramação da Revista JAVÉ NISSI. Na parte da ciência fotográfica o renomado Túlio Noronha que com simplicidade e objetividade trouxe a todos grandes ensinos. Para Fátima Godoy, coordenadora do Ministério Gabriel, foi um final de semana de muito proveito, praticidade, permitindo que os participantes desse serviço da comunicação possam enfrentar melhor seus inúmeros desafios diários, na alegria de proclamar Jesus.

simposio

Por: Fátima Godoy

Web TV mostra trabalho missionário realizado no Canadá

A equipe de reportagem da WebTv Católicos PA, esteve no Canadá para mostrar como é o trabalho missionário Católico, realizado pela Comunidade Missionária Providência Santíssima (fundada no Brasil).
O missionário é aquele que está disposto a ir onde há necessidade de alguém que ofereça seus dons e sua vida ao serviço dos mais necessitados. Confira na reportagem de Eduardo Oliveira e Imagens e produção Ana Cristina Ribeiro.

Rádio Difusora de Pouso Alegre tem novo diretor

Rádio Difusora de Pouso Alegre tem novo diretor. Pe. Omar Aparecido Siqueira, pároco da Paróquia São José Operário de Pouso Alegre e ecônomo da Arquidiocese de Pouso Alegre é o novo diretor da Rádio Difusora de Pouso Alegre nomeado pelo Arcebispo Metropolitano Dom José Luiz Majella Delgado C.Ss.R.

Regional Leste 2 se reúne para articulação e formação da Pastoral da Comunicação

lesteIIpascomO Regional Leste 2 (Minas Gerais e Espírito Santo) realizou no sábado, 31 de janeiro, na Casa das Irmãs Sacramentinas, em Belo Horizonte(MG), o Encontro Regional da Pastoral da Comunicação. O evento reuniu cerca de 40 participantes entre agentes das PASCOMs e comunicadores das (arqui)dioceses do Leste 2 para estudo do Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil (Documento 99 da CNBB).

O encontro foi mediado pela assessora nacional da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação, irmã Élide Fogolari e contou também com a presença do secretário de comunicação da PUC Minas professor Mozahir Salomão e do bispo referencial para a Comunicação no Regional Leste 2 e bispo diocesano de Campanha, dom Diamantino Prata de Carvalho. Em sua palestra Ir. Élide apresentou a estrutura do Diretório de Comunicação, falou sobre o conteúdo, abordou o que é Pascom e como organizá-la nos regionais e (arqui)dioceses.

No período da tarde, os participantes avaliaram as ações e iniciativas das PASCOM em suas (arqui)dioceses e paroquias, apontaram sugestões e experiências para a elaboração de um projeto de comunicação para o Regional Leste 2. A proposta é que o projeto articule a Pastoral da Comunicação no Regional e nas (arqui)dioceses onde não estão articuladas ou constituídas.

Na ocasião foram indicados e eleitos nomes para a coordenação da PASCOM no Regional Leste 2, além de representantes das províncias eclesiásticas que formarão uma comissão. A coordenação e comissão ficaram constituídas da seguinte forma:

Coordenador Regional da PASCOM: Marcus Tullius (Arquidiocese de Vitória- ES)
Belo Horizonte – Janaína Gonçalves (Arquidiocese de Belo Horizonte)
Mariana – Pe. Edmilson José (Diocese de Caratinga)
Juiz de Fora – Pe. Rondinelli (Diocese de São João del-Rei)
Pouso Alegre – Pe. Marcos (Diocese da Campanha)
Uberaba – Pe. Leandro Silva (Arquidiocese de Uberaba)
Diamantina – Diác. Bruno (Diocese de Guanhães)
Montes Claros – Viviane Carvalho (Arquidiocese de Montes Claros)
Vitória – Gilliard Zuque (Arquidiocese de Vitória)

Comunicadores da Arquidiocese participam de Encontro Nacional da Pastoral da Comunição

pascom7A cidade de Aparecida (SP) recebeu, de 24 a 27 de julho, aproximadamente de 900 comunicadores católicos de todo o Brasil, dentre eles, 3 comunicadores da Arquidiocese de Pouso Alegre, que participaram do 4º Encontro Nacional da Pastoral da Comunicação (Pascom) e do 2º Seminário Nacional de Jovens  Comunicadores. Promovidos pelas Comissões Episcopais para a Comunicação e Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), os eventos tiveram como tema “Comunicação, desafios e possibilidades para evangelizar na era da cultura digital”.

O arcebispo de Campo Grande (MS) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da CNBB, dom Dimas Lara Barbosa, ressaltou a relevância e os frutos do encontro. Segundo o bispo, o evento gerou uma grande esperança, pois o número de participantes ultrapassou as expectativas. Para dom Dimas, a adesão confirma o que Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil se propõe: criar uma cultura da comunicação na Igreja no Brasil.

“Assumimos a consciência de que vivemos, como disse o papa emérito Bento XVI, num continente digital, passamos a entender que a Internet não é um mero instrumento, mas uma ambiência na qual as novas gerações são formadas. Mais uma vez precisamos adequar a linguagem do Evangelho anunciado para que ele seja interessante e inteligível às novas gerações, sobretudo dos nativos digitais. A Comissão para a Comunicação e Juventude, trabalhando de mãos dadas, só pode produzir bons frutos”, disse dom Dimas. O bispo lembrou também a mensagem enviada pelo papa Francisco, em que afirma não ser suficiente a rede de computadores, quando se faz necessário fortalecer a rede de pessoas.

Diretamente de Roma, por meio de videoconferência, o presidente do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais, dom Claudio Maria Celli, recordou aos participantes que a Igreja cresce por meio da atração fraterna, do testemunho. Segundo dom Celli, este é o tema forte da teia comunicativa da Igreja. O bispo citou a mudança cultural que as tecnologias oferecem, por já não serem instrumentos, mas ambientes de vida onde a Igreja precisa ser presença.

Já o diretor da Revista Civvittà Cattolica e escritor da área de web, padre Antonio Spadaro, em sua conferência, falou que “a Internet não existe, a rede não existe! O que existe são pessoas interagindo”. Para Spadaro, a Igreja não é chamada a ser moderna, mas interpretar teologicamente a rede e compreender como essa realidade está presente no plano de Deus para a humanidade. “Esta é a tarefa para a qual fomos chamados”, acrescentou.

De acordo com o padre, o desafio trazido pela era digital está em como viver nos tempos de rede, no qual comunicar não é somente transmitir a mensagem, mas sim compartilhar, interagir.

Spadaro apontou a modificação do esquema de comunicação feita pelo papa Francisco, já no dia de sua eleição. “Aquele que vinha para dar a benção aos que estavam na praça à sua espera é o que primeiro pede para que por ele rezem e se inclina. Comunicação não é mais o envio de uma mensagem, mas a interação. Não há comunicador e receptor, e sim interações”, lembra Spadaro. Para ele, “a comunicação de Francisco se dá com a totalidade do ser não somente com a palavra, mas no olhar, nos gestos, no sorriso, em seu rosto”.

Ao pensar na dimensão da comunicação da Igreja, a assessora nacional da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação, irmã Élide Maria Fogolari, analisou a evolução do encontro, que começou com 140 pessoas na primeira edição e viu o número de participantes aumentar a cada ano. “Avalio a partir desse crescimento de participantes que a comunicação está se articulando de forma consciente, profunda e profissional na Igreja do Brasil. Podemos dizer que a comunicação está se concretizando e estamos conseguindo criar a cultura da comunicação que já começa a fazer parte dos valores e da vida e da dinâmica da Igreja”, avalia.

Para o assessor nacional da Comissão para a Comunicação, padre Clovis Andrade de Melo, o maior fruto do encontro é perceber que os participantes saem entusiasmados e conscientes da importância da missão de evangelização no ambiente digital. “Diante das reflexões, desfez-se a ideia de estar em várias redes sociais e entendeu-se que é preciso ser presença de testemunho e coerência no ambiente digital, que isso sim faz a diferença. Não basta colocar conteúdo, é a presença do cristão que testemunha com exemplo e atitude que ganha força maior”. O assessor afirmou que o encontro teve fim ontem, mas é apenas o início de uma nova etapa para a missão dos comunicadores.

Fonte: www.cnbb.org.br e informações e fotos da Pascom Arquidiocesana

A mensagem do Papa Francisco para o IV encontro da PASCOM

pascom“É necessário que no mundo digital o anúncio do Evangelho seja seguido pela oferta de um encontro pessoal com Cristo, um encontro real e transformador”. Foi o que auspiciou o Papa Francisco na mensagem – assinada pelo Cardeal Secretário de Estado Pietro Parolin – aos participantes do IV Encontro Nacional da Pastoral da Comunicação (PASCOM) e do 2º Seminário Nacional de Jovens Comunicadores, realizado em Aparecida desde o dia 24 de julho. O tema de reflexão ao longo do encontro é “Comunicação, desafios e possibilidades para evangelizar na era da cultura digital”.
O objetivo dos trabalhos dos dois encontros – a serem concluídos no próximo domingo, 27 – é a pesquisa de novos caminhos para formar e motivar os agentes da pastoral das comunicações no Brasil. O encontro – do qual participam bispos, sacerdotes, religiosos e leigos comprometidos no setor – realiza-se no aniversário da visita do Papa Francisco ao Brasil por ocasião da JMJ.
A experiência vivida no Rio de Janeiro inspirou a mensagem do Papa quando – ao citar a homilia da Missa celebrada em 27 de julho na Catedral do Rio de Janeiro – exortou a “não permanecermos fechados na paróquia, nas nossas comunidades, na nossa instituição paroquial ou na nossa instituição diocesana, quando tantas pessoas estão na espera do Evangelho! Sair enviados. Não é simplesmente abrir a porta para que venham, para colher, mas é sair pela porta para buscar e encontrar!”.
Um convite para “sair”, também dirigido ao mundo digital. “Nenhum caminho pode, nem deve, ser obstruído – explica a este propósito a mensagem – a quem, em nome de Cristo Ressuscitado, se empenha em tornar-se sempre mais solidário com o homem. Com o Evangelho na mão e no coração, é necessário reafirmar que é tempo de continuar a preparar caminhos que conduzam à Palavra de Deus, não descuidando de dirigir uma atenção especial a quem ainda vive em uma fase de busca”.
“De fato – prossegue a mensagem – uma pastoral no mundo digital é chamada a levar em consideração também aqueles que não crêem, caíram no desespero e cultivam no coração o desejo do absoluto e da verdade não efêmero, dado que as novas mídias permitem entrar em contato com seguidores de todas as religiões, com não-crentes e pessoas de todas as culturas”.
“Por isto, em tal contexto, os canais digitais são um campo fundamental na nova “saída” missionária”, afirma o Papa Francisco na Evangelii gaudium (n. 20), à qual – sublinha – todos somos chamados”. Neste sentido, exorta os agentes da pastoral da comunicação “a unirem-se, com confiança e com criatividade consciente e responsável, à rede de relações que a era digital tornou possível”.
O Pontífice indica aos comunicadores brasileiros também as modalidades concretas para fazer isto: de um lado, fornecendo os meios necessários para aprender a linguagem particular deste ‘aerópago’, e de outro reconhecendo “o primado da pessoa”. “Sem esquecer – conclui o Bispo de Roma – que o continente digital, antes de ser uma mera realidade tecnológica, é antes de tudo um lugar de encontro entre homens e mulheres, cujas aspirações e desafios não são virtuais, mas reais, e tem necessidade de uma resposta concreta”.

Material para Download: Divulgação da Missa de Acolhida de Dom Majella

A Arquidiocese de Pouso Alegre quer compartilhar com todos esse momento da graça de Deus em nossa história.

Estamos disponibilizando o material para divulgação em todas as mídias sociais e rádios presentes em nossa Arquidiocese. Para compartilhar o convite através de seu Facebook, Orkut, Whatsapp e outras mídias sociais basta baixar a imagem abaixo  aqui e realizar o upload para seu perfil na rede social que você utiliza.

post_chegada_dom_magela_01

 

É possível fazer o download da Chamada para ser inserida nas rádios e nas mídias sociais aqui ou compartilhada através do SoundCloud abaixo.