Paróquias da Arquidiocese realizam retiro espiritual com as lideranças

Neste Domingo, 22 de março, paróquias da Arquidiocese de Pouso Alegre realizaram retiro espiritual com as lideranças paroquiais em preparação à Semana Santa.

Confira como foi em Andradas e em Cachoeira de Minas

As lideranças de pastorais, catequistas, ministros e líderes das comunidades da paroquia São Sebastião de Andradas, ao todo 210 pessoas, participaram de um retiro quaresmal neste domingo, orientado pelo Pe Simão Cirineo. Na parte da manhã foram feitas reflexões sobre a Cruz e olhar de Jesus Cristo, após o almoço foi realizado a Via Sacra e encerrando com a missa.

 

Em Cachoeira de Minas 40 pessoas estiveram reunidos na comunidade de Furnas, na zona rural do município para a realização do retiro espiritual que teve como orientador o Pe. Daniel Santini, o encontro foi encerrado com a Santa Missa.

Informações:

Pascom Paróquia São João Batista Cachoeira de Minas e Pascom Paróquia São Sebastião Andradas

Confira as atividades pastorais para fevereiro

Abrindo o ano pastoral de 2014, no dia 1 de fevereiro haverá reunião do Conselho Arquidiocesano de Pastoral, no seminário, às 9h.

chamadacoroinhas

No dia 9 de fevereiro os acólitos e coroinhas dos setores Alto da Serra, Dourado e Mogi são        convidados para um dia de confraternização e troca de experiências no Seminário                       Arquidiocesano.

 

 

 

banner_cf_2014

Iniciando a preparação para a Campanha da Fraternidade 2014, que tem como tema Fraternidade e Tráfico Humano, a Comissão do Compromisso Sociotransformador está organizando um encontro de formação no dia 16 de fevereiro das 8h às 16h, também no Seminário Arquidiocesano. É destinado às Equipes Paroquiais de Assessoria, animadores de grupo de reflexão, Círculos Bíblicos, agentes de pastorais sociais, enfim, a todo povo de Deus interessado em refletir o tema. 

 

cfepdp

 

 

Já no dia 22 de fevereiro nossa Arquidiocese festeja a ordenação de mais um padre para o           serviço do Reino. Em Ipuiuna, às 10h, será celebrada a Ordenação Presbiteral do Diácono          Édpo Campos que atualmente serve à comunidade paroquial Santo Antonio de Jacutinga.

 

 

enc. Ir

 

A Paróquia de Monte Sião  receberá Ir. Míria Kolling e André Zamur para mais um Encontro de Liturgia e Canto Pastoral nos dias 21 a 23 de fevereiro. O curso é aberto para todas as paróquias da Arquidiocese.

 

 

Mais informações sobre todos os encontros você encontrará no blog da Coordenação Arquidiocesana de Pastoral . Acesse!

 

chamadacoroinhas2

 

Também no final de semana do dia 23 de fevereiro, o Seminário Arquidiocesano receberá os coroinhas dos setores Mandu, Paraíso e Mantiqueira.

 

 

 

 

Encerrando o mês de fevereiro, no dia 26, o clero vai se reunir  em Pouso Alegre para a primeira reunião do ano.

São muitas atividades no retorno das atividades após as férias, para todas elas contamos com suas orações.

É importante também que participe daquelas que contemplem sua missão na vida da Igreja! Será sempre bem-vindo!

 

 

 

 

Setores Alto da Serra e Dourado realizam Fórum Social Setorial sobre a Juventude

No último final de semana os Setores pastorais Alto da Serra e Dourado realizaram o Fórum Setorial sobre a juventude. O encontro contou com a presença de autoridades civis das cidades do setor e também de agentes de pastoral.  No Setor alto da Serra o encontro aconteceu em Andradas, no último sábado dia 19. No Setor Dourado o encontro se realizou no Centro de Pastoral Mons. Afonsinho em Poço Fundo no dia 20, domingo.

Fonte: TV Andradas e Pascom Poço Fundo – MG

 

 

 

Paróquia de Ibitiúra recebe seu novo padre

Ontem, dia 12 de dezembro, dia de Nossa Senhora de Guadalupe, tomou posse como administrador paroquial da Paróquia São Benedito, em Ibitiúra de Minas, o reverendíssimo Pe. José Francisco Ferreira. A posse se deu durante a Santa Missa presidida pelo nosso Arcebispo Metropolitano, Dom Ricardo Pedro Chaves Pinto Filho O. Praem.

Posse de Pe. José Francisco  Ferreira
Posse de Pe. José Francisco Ferreira

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fotos: Jornal Ibitúra de Minas em Destaque
http://ibitiurademinasemdestaque.blogspot.com.br

Arquidiocese recorda Monsenhor Alderigi

Nesta quarta-feira, 3, a Arquidiocese de Pouso Alegre recorda os 35 anos do falecimento do Servo de Deus Padre Alderigi Maria Torriani. Para lembrar a data uma Missa será celebrada no Santuário de Santa Rita de Cássia, em Santa Rita de Caldas (MG). A celebração Eucarística, presidida pelo arcebispo metropolitano Dom Ricardo Pedro Chaves Pinto Filho, O.Praem, será às 19 horas. Às 18 horas haverá procissão pelas ruas da cidade.

Monsenhor Alderigi foi pároco de Santa Rita de Caldas por 50 anos. Já em vida, o padre tinha fama de grande santidade, o que depois de sua morte, aos 3 de outubro de 1977 se difundiu ainda mais, não apenas no sul de Minas, mas por todo o Brasil.

A Arquidiocese de Pouso Alegre investiga, através de um processo eclesiástico, a vida de Padre Alderigi com o objetivo de conhecer detalhadamente como ele viveu as virtudes cristãs da fé, da esperança e da caridade para com Deus e o próximo.

Atualmente o processo se desenvolve em uma fase diocesana, posteriormente os documentos serão enviados ao Vaticano, para investigação pela Congregação das Causas dos Santos.

Monsenhor Alderigi

Filho de imigrantes italianos, Alderigi nasceu em Jacutinga (MG), em 1895. Desde pequeno, sentiu-se chamado por Deus para a vida sacerdotal. Cultivou a semente da vocação através da oração, da vida comunitária em sua paroquia e da constante participação nos sacramentos. Foi ordenado sacerdote em 1920. Em Pouso Alegre (MG) foi Vigário Cooperador na Catedral e Diretor do Ginásio Diocesano, atual Colégio São José. Foi Vigário de Brasópolis (MG) e também esteve à frente da paróquia de Camanducaia (MG). Em 1927, foi transferido para Santa Rita de Caldas (MG) onde permaneceu até sua morte, aos 82 anos, em 1977.

Saiba mais sobre a vida e o processo de beatificação do Servo de Deus no blog: padrealderigi.blogspot.com.br

(Com informações do Blog do Servo de Deus Padre Alderigi)

Pe Toninho Celebra Jubileu de Prata de Ordenação Presbiteral

Foi celebrado no último sábado, dia 04, o jubileu de prata de ordenação sacerdotal do Pe. Antônio Brentegani na Paróquia de Santa Quitéria e São João Batista em Ipuiúna – MG. A celebração contou com a presença do Arcebispo Metropolitano de Pouso Alegre, Dom Ricardo Pedro Chaves Pinto Filho O.Praem, do Bispo da Diocese de Luz – MG, Dom Antônio Carlos Félix e de vários padres da arquidiocese, além de familiares e amigos das paróquias onde Pe. Antônio Brentegani já exerceu seu ministério presbiteral. Confira como foi a celebração:

 

Paróquia de Caldas tem novo pároco

Na noite da última sexta-feira, 9, tomou posse como pároco da Paróquia Nossa Senhora do Patrocínio, em Caldas (MG), o padre Leandro Edevaldo. A Missa foi presidida pelo Vigário Geral da Arquidiocese de Pouso Alegre, Monsenhor Vonilton Augusto Ferreira. Padre Leandro foi Vigário na Paróquia de Fátima de Pouso Alegre (MG) por dois anos.

Saúde, um direito de todos

Por Pe. Toninho Brentegani

Juntamente com o tempo da Quaresma, que prepara a festa da Páscoa, a CNBB apresenta a Campanha da Fraternidade, com o objetivo de despertar a solidariedade de seus fiéis e de toda a sociedade em relação a um problema concreto que envolve toda a nação, buscando uma solução para o mesmo.

A Campanha da Fraternidade já existe há 48 anos, conscientizando o nosso povo. Para o ano de 2012, a CNBB sugeriu o tema “Fraternidade e Saúde Pública” e o lema “Que a saúde se difunda sobre a terra” (Cf. Eclo, 38,8). É urgente uma conscientização sobre a saúde pública da população brasileira, visando à garantia de uma vida saudável para todas as pessoas. “É melhor prevenir do que remediar”. Por isso,  é necessário uma educação para preservar a saúde, evitando ter que, mais tarde, tratar o doente.

 O Objetivo Geral da Campanha da Fraternidade de 2012 é: “Refletir sobre a realidade da saúde no Brasil em vista de uma vida saudável, suscitando o espírito fraterno e comunitário das pessoas na atenção dos enfermos e mobilizar por melhoria no sistema público de saúde” (p. 12 do Texto-Base). “Saúde é um processo harmonioso de bem-estar físico, psíquico, social e espiritual, e não apenas a ausência de doença, processo que capacita o ser humano a cumprir a missão que Deus lhe destinou ” (cf. p.15 nº 14 do Texto-Base)

 “Que a Saúde se Difunda Sobre a Terra”, lembra a prática de Jesus curando os doentes. “Jesus percorria toda a Galiléia, ensinando nas sinagogas deles, anunciando a Boa Nova do Reino e curando toda espécie de doença e enfermidade do povo” (cf. Mt 4, 23). Na parábola do bom samaritano Jesus nos ensina como cuidar dos enfermos.

“Indicações para a Ação Transformadora no Mundo da Saúde” nos chama atenção para a importância da Pastoral da Saúde da Igreja.  É importante também a humanização no relacionamento funcionários-pacientes. Sabe-se que, boa parte da cura de um doente está na forma como o profissional o atendeu, como o tratou como pessoa humana. Para se ter um atendimento digno e humanizado, faz se necessário investir na seleção e capacitação humanitária dos profissionais.

De acordo com a Constituição Federal, a saúde é direito de todos e dever do Estado (Art. 196).

+ O que é saúde para você?

+ Como você gostaria de ser tratado ao procurar atendimento de saúde?

+ Como cuidamos da pessoa enferma ou idosa em casa?

“Boa saúde não é apenas ausência de doenças: é vida plenamente vivida, em todas as suas dimensões, pessoais e sociais” João Paulo II


 

Símbolos da Jornada Mundial da Juventude chegam ao Brasil

Milhares de jovens se reuniram neste domingo, 18 de setembro, para a acolhida da Cruz e o ícone de Nossa Senhora, símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ).

O evento ocorreu no Campo de Mártir, em São Paulo. A estimativa é de que pelo menos 100 mil pessoas tenham participado da festa. A partir desta segunda-feira, 19, os símbolos iniciam uma visita nas dioceses de todo o país, incentivando os jovens a participarem da JMJ em 2013, no Rio de Janeiro.

“A Igreja coloca nas mãos de vocês um desafio: seguir Jesus e anunciá-Lo pela Palavra. A Cruz é sinal do compromisso em seguir o Mestre. Sem ela, não há ressurreição. Com Ele, venceremos. E Maria é modelo perfeito desse seguimento. Que sua juventude eterna nos encoraje a seguirmos o testemunho de Seu Filho. Vocês, jovens, são sentinelas do amanhã, a riqueza da Igreja no Brasil”, declarou o Cardeal Dom Raymundo Damasceno Assis, presidente da CNBB, no início da celebração.

 De acordo com a previsão inicial, a Arquidiocese de Pouso Alegre deve receber a cruz e o ícone de Nossa Senhora no início de março de 2013, um mês antes da JMJ. Pela programação da organização do evento, os símbolos devem passar por todas as 17 regionais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, além de visitar outros países da América do Sul (Paraguai, Uruguai, Argentina e Chile).

O lema da Jornada Mundial da Juventude no Brasil terá como lema: “Ide e façais discípulos em todos os povos” (Mt 28,19).

Clique aqui e veja como foi a festa em São Paulo.

A cruz
Uma cruz de madeira de 3,8 metros foi construída e colocada como símbolo da fé católica, perto do altar principal na Basílica de São Pedro, durante a Semana Santa de 1983 até a Semana Santa de 1984. O beato papa João Paulo 2º deu essa cruz à juventude, sendo recebida pelos jovens do Centro Juvenil Internacional São Lourenço, em Roma. “Meus queridos jovens, na conclusão do Ano Santo, eu confio a vocês o sinal deste Ano Jubilar: a Cruz de Cristo! Carreguem-na pelo mundo como um símbolo do amor de Cristo pela humanidade, e anunciem a todos que somente na morte e ressurreição de Cristo podemos encontrar a salvação e a redenção”, disse o papa João Paulo II.

Desde 1984, a Cruz da JMJ peregrinou pelo mundo estando presente nas celebrações da Jornada Mundial da Juventude.

O Ícone de Nossa Senhora
Em 2003, na 18ª Jornada Mundial da Juventude, o beato Papa João Paulo II presenteou os jovens com um segundo símbolo de fé para ser levado pelo mundo, acompanhando a Cruz: o Ícone de Nossa Senhora, uma cópia contemporânea de um antigo e sagrado ícone encontrado na primeira e maior basílica para Maria a Mãe de Deus, no ocidente, Santa Maria Maior.

“Hoje eu confio a vocês o Ícone de Maria. De agora em diante, ele vai acompanhar as Jornadas Mundiais da Juventude, junto com a Cruz. Contemplem a sua Mãe! Ele será um sinal da presença materna de Maria próxima aos jovens que são chamados, como o Apóstolo João, a acolhê-la em suas vidas”, disse o papa.

Por Andrey Nicioli