Confira as atividades pastorais para fevereiro

Abrindo o ano pastoral de 2014, no dia 1 de fevereiro haverá reunião do Conselho Arquidiocesano de Pastoral, no seminário, às 9h.

chamadacoroinhas

No dia 9 de fevereiro os acólitos e coroinhas dos setores Alto da Serra, Dourado e Mogi são        convidados para um dia de confraternização e troca de experiências no Seminário                       Arquidiocesano.

 

 

 

banner_cf_2014

Iniciando a preparação para a Campanha da Fraternidade 2014, que tem como tema Fraternidade e Tráfico Humano, a Comissão do Compromisso Sociotransformador está organizando um encontro de formação no dia 16 de fevereiro das 8h às 16h, também no Seminário Arquidiocesano. É destinado às Equipes Paroquiais de Assessoria, animadores de grupo de reflexão, Círculos Bíblicos, agentes de pastorais sociais, enfim, a todo povo de Deus interessado em refletir o tema. 

 

cfepdp

 

 

Já no dia 22 de fevereiro nossa Arquidiocese festeja a ordenação de mais um padre para o           serviço do Reino. Em Ipuiuna, às 10h, será celebrada a Ordenação Presbiteral do Diácono          Édpo Campos que atualmente serve à comunidade paroquial Santo Antonio de Jacutinga.

 

 

enc. Ir

 

A Paróquia de Monte Sião  receberá Ir. Míria Kolling e André Zamur para mais um Encontro de Liturgia e Canto Pastoral nos dias 21 a 23 de fevereiro. O curso é aberto para todas as paróquias da Arquidiocese.

 

 

Mais informações sobre todos os encontros você encontrará no blog da Coordenação Arquidiocesana de Pastoral . Acesse!

 

chamadacoroinhas2

 

Também no final de semana do dia 23 de fevereiro, o Seminário Arquidiocesano receberá os coroinhas dos setores Mandu, Paraíso e Mantiqueira.

 

 

 

 

Encerrando o mês de fevereiro, no dia 26, o clero vai se reunir  em Pouso Alegre para a primeira reunião do ano.

São muitas atividades no retorno das atividades após as férias, para todas elas contamos com suas orações.

É importante também que participe daquelas que contemplem sua missão na vida da Igreja! Será sempre bem-vindo!

 

 

 

 

Pe Vanildo Paiva retorna aos trabalhos na Arquidiocese

 

pe Vanildo

Pe. Vanildo Paiva, após 7 (sete) anos de estudos está retornando aos trabalhos em nossa Arquidiocese. Pe. Vanildo auxiliará o Pe. Wanderlei Xavier nos trabalhos na Paróquia São João Batista em Pouso Alegre. Além dos trabalhos na Paróquia São João auxiliará também na formação dos leigos e nos trabalhos pastorais.

A missa de apresentação de Pe. Vanildo à comunidade paroquial será dia 02 de fevereiro às 19h.

Confira a mensagem de Pe. Vanildo:

Olá amigos e amigas da Paróquia São João Batista de Pouso Alegre e da Arquidiocese de Pouso Alegre, e demais irmãos e irmãs: é com alegria que comunico a todos o meu retorno para a missão na arquidiocese de Pouso Alegre, depois de sete anos fora, dedicados aos estudos, na Graduação e Mestrado em Psicologia. Retorno para auxiliar na formação dos leigos e nos trabalhos pastorais. Dentre tantas funções, com alegria acolhi a proposta de auxiliar o pe. Vanderlei na Paróquia São João, paróquia onde vivi por alguns anos e muito aprendi. Convido a todos para a Missa da minha chegada na Paróquia no próximo dia 02 de fevereiro, às 19h. Juntos, louvemos e agradeçamos ao nosso Deus, que amorosamente cuida de cada um de nós!

Fonte: fb.com/vanildo.paiva

Paróquia de Brazópolis se prepara para posse de novo pároco

A Paróquia de São Caetano e Sant’Ana, em Brazópolis – MG, convida a todos para participarem da Missa Solene de Posse do novo Pároco, Pe. Elton Cândido Ribeiro, a realizar-se no dia 27 de janeiro de 2014 às 19h na Igreja Matriz.

Esperamos contar com sua presença neste momento especial na história de nossa Paróquia e que o Pe. Elton possa se sentir entre amigos e com os amigos que com carinho o acolhem.

convite

Papa suprime o título de ‘monsenhor’ na Igreja

O Papa Francisco, que deseja uma igreja mais humilde e próxima das pessoas, decidiu suprimir os títulos honorários, entre eles o de “monsenhor”, medida que busca acabar com “o classismo e o espírito mundano” dentro da hierarquia eclesiástica.

A decisão foi tomada há várias semanas e divulgada nesta quarta-feira (8) pela imprensa italiana.

O secretário de Estado do Vaticano enviou uma carta aos núncios (embaixadores) da Santa Sé em todo o mundo, para que informem os bispos sobre a medida.

O único título que os bispos poderão conservar é o de “capelão de Sua Santidade”, afirma o texto, que enfatiza que a medida não tem caráter retroativo. Por isso, muitos eclesiásticos da Cúria Romana – o governo central da Igreja – continuarão mantendo o título de monsenhor.

Em 1968, o Papa Paulo VI, fonte de inspiração para Francisco, reduziu dentro da Igreja Católica o número de títulos honorários, que chegavam a 14 na época.

A atual decisão está de acordo com o desejo do Papa jesuíta de reformar gradualmente a Igreja.

Fonte: G1.com.br

Cambuí terá mais uma paróquia. Confira!

nsaparecida

A cidade de Cambuí tem segundo o  IBGE  uma população estimada de 28.123. Tendo em vista o melhor atendimento dos fiéis, será criada mais uma paróquia na cidade. A nova paróquia terá como padreira Nossa Senhora Aparecida, nome da Comunidade e Bairro onde estará situada a nova Matriz paroquial.

A nova paróquia terá como seu primeiro pároco o Pe. Omar Aparecido Silveira. Pe. Omar é natural de Bueno Brandão e exercia seu ministério na Paróquia São Sebastião em Carvalhópolis.

Convidamos você e sua família a participar no dia 25 de janeiro da Romaria ao SANTUÁRIO DE APARECIDA -SP. Iremos buscar a Imagem de Nossa Senhora e participar da Santa Missa as 09hs. Entre em contato, retire sua passagem e peça sua camiseta.

A celebração de Elevação da Comunidade a Paróquia e posse do novo pároco será dia 01 de fevereiro às 15hs na Igreja de Nossa Senhora Aparecida em Cambuí.

Fonte: Pe. Omar, Cotec Pascom

Dom Marco Aurélio celebra jubileu de prata

Dom Marco Aurélio celebrará Missas em Pouso Alegre, Ouro Fino, Aparecida e Itabira.

jubileu1

O bispo da Diocese de Itabira/Coronel Fabriciano (MG), Dom Marco Aurélio Gubiotti, celebra neste ano seu jubileu sarcedotal de Prata. No dia 19 de janeiro ele celebrará a Missa das 18 horas na Matriz da Paróquia Nossa Senhora de Fátima de Pouso Alegre (MG). A celebração será transmitida pela Web Rádio 13 de Maio.

Antes de celebrar na comunidade onde foi pároco, no dia 16 de janeiro, Dom Marco Aurélio celebra uma Missa no Seminário Arquidiocesano de Pouso Alegre, às 10h30. Os 25 anos de sacerdócio também serão comemorados com celebrações na Basílica Nacional de Aparecida (SP), no Santuário de Ouro Fino (MG) e na Catedral de Itabira.

jubileu2-1

Dom Marco Aurélio foi ordenado padre no dia 14 de janeiro de 1989, em Ouro Fino. Confira a programação completa das comemorações do jubileu.

Fonte: Éder Couto;  www.webradio13demaio.com

6º CAF será realizado em Pouso Alegre

Acontece a partir do dia 31 de janeiro o 6º Curso Arquidiocesano de Formação da Pastoral da Juventude da Arquidiocese de Pouso Alegre (MG). Podem se inscrever até quatro jovens de cada grupo.

Acontece nos dias 31 de janeiro, 1 e 2 de fevereiro o 6º Curso Arquidiocesano de Formação (CAF) destinado a juventude da Arquidiocese de Pouso Alegre (MG). O evento é promovido pela Pastoral da Juventude (PJ) e será realizada na Casa de Oração São Pedro, no bairro das Palmeiras.

Na mensagem divulgada no blog da PJ os organizadores ressaltam a importância do curso. “O CAF é de muita importância para nossos grupos, pois é um espaço e um momento em que podemos nos encontrar, conhecer, partilhar nossas vivências e experiências com outros jovens e grupos. Além de tudo isso, ainda podemos aprender muito para fortalecer ainda mais nosso grupo.”

ado em Pouso Alegre

Acontece a partir do dia 31 de janeiro o 6º Curso Arquidiocesano de Formação da Pastoral da Juventude da Arquidiocese de Pouso Alegre (MG). Podem se inscrever até quatro jovens de cada grupo.

Acontece nos dias 31 de janeiro, 1 e 2 de fevereiro o 6º Curso Arquidiocesano de Formação (CAF) destinado a juventude da Arquidiocese de Pouso Alegre (MG). O evento é promovido pela Pastoral da Juventude (PJ) e será realizada na Casa de Oração São Pedro, no bairro das Palmeiras.

Na mensagem divulgada no blog da PJ os organizadores ressaltam a importância do curso. “O CAF é de muita importância para nossos grupos, pois é um espaço e um momento em que podemos nos encontrar, conhecer, partilhar nossas vivências e experiências com outros jovens e grupos. Além de tudo isso, ainda podemos aprender muito para fortalecer ainda mais nosso grupo.”

Podem se inscrever até quatro participantes de cada grupo de jovens. É dado preferência a integrantes da equipe de coordenação destes grupos. O inscrito receberá por e-mail a confirmação da inscrição, os detalhes do curso e as informações para realizar o pagamento da inscrição.

Os jovens que fizerem as inscrições até 18 de janeiro garantirão uma pasta com materiais para serem utilizados em seus grupos (subsídios, CDs, adesivos, brindes).

O participante deve levar roupas, material de higiene pessoal, guarda-chuva, Bíblia, material de anotação e, quem tiver, os materiais “Juventude Canta e Encanta” e “Ofício Divino da Juventude”.

Um ônibus fará o translado dos inscritos até o local do evento, partindo do Terminal Rodoviário de Pouso Alegre, às 18 horas do dia 31 de janeiro. Mais informações sobre o 6º CAF podem ser obtidas pelo email [email protected].

(Com informações do Blog da PJ da Arqui-PA)

Fonte: Éder Couto www.webradio13demaio.com