Paróquia São Sebastião em Carvalhópolis acolhe seu novo pároco

A Paróquia São Sebastião em Carvalhópolis se prepara para acolher seu novo pároco: Pe. Luiz César  Moraes. A posse canônica do novo pároco acontecerá durante a Santa Missa celebrada na Igreja Matriz de São Sebastião às 15h do dia 09 de Março.carvalhopolis

Jesuítas Disponibilizam Roteiro para Retiro Quaresmal

 

Exercicio Espirituais

[email protected] de missão, muita PAZ!

Feliz Ano Novo, abençoado 2014 para todos e todas!!!

Mais uma vez chegamos até vocês com esta belíssima experiência de oração do Retiro Quaresmal (que pode ser baixado aqui). Esperamos que o texto apresentado seja um subsídio proveitoso para fazer a experiência do encontro pessoal com Deus durante o tempo litúrgico da Quaresma, praticando a metodologia da Leitura Orante da Bíblia ou da Contemplação Inaciana sempre a partir do Evangelho do dia.

Diferente do CEI-Jesuítas (agora não mais em Itaici, mas sim no Rio de Janeiro), que nos coloca à disposição um livrinho divulgado pela Distribuidora Loyola de Livros, oferecemos apenas alguns anexos (A4 – frenteXverso), para serem fotocopiados, um por semana, levando em conta as comunidades mais simples de nossa Igreja.

Essa experiência do encontro pessoal com Deus pode ser feita por todas as pessoas que estiverem verdadeiramente motivadas e que ponham os meios necessários para fazê-la. Posto que Deus deseja comunicar-se a todos seus filhos muito amados, para fazer a experiência do encontro amoroso com Ele na oração, basta reservar um tempo propício e escolher um lugar apropriado para esse encontro em meio aos afazeres da vida diária. Para que produza mais frutos é aconselhável que as pessoas que fazem o Retiro Quaresmal sejam acompanhadas nesse seu itinerário espiritual por alguém que tenha um pouco mais de experiência na vida espiritual.

Temos também a Campanha da Fraternidade que é realizada anualmente pela CNBB (Conferência Nacional dos Bispos no Brasil) durante o tempo da quaresma, com o objetivo de despertar a solidariedade dos seus fiéis para um problema concreto que abrange a sociedade brasileira. Para o ano de 2014, a CNBB escolheu como tema “Fraternidade e Tráfico Humano”, e como lema: “É para a liberdade que Cristo nos libertou” (Gl 5,1).

Faça uma boa divulgação da proposta em sua paróquia… Também avisando nas missas, encontros e reuniões das comunidades, fazendo o convite a jovens e adultos (crianças talvez não), mas o bom mesmo é o convite boca-a-boca, você conhece seu povo, sabe de suas lideranças, e o quanto uma experiência assim é importante!

Quem se interessar seria bom fazer a inscrição na secretaria de sua paróquia  (nome, pastoral/comunidade, fone e e-mail) para terem uma ideia da quantidade de folhetos a fotocopiar. Deixe bem claro para as pessoas estas exigências básicas:

Os elementos básicos para cada pessoa fazer este Retiro Quaresmal são:

1. Dedicar trinta (30) minutos à oração pessoal diária; rever esta oração durante alguns minutos (ver revisão da oração);

2. Participar de um encontro semanal para partilha da oração, orientações e entrega do material da próxima semana;

Continuem com Deus!

Grande abraço,

Pe. Luís Renato,SJ

 

Site da Rádio Difusora de Pouso Alegre está de endereço novo e cara nova

Site

A Rádio Difusora de Pouso Alegre lançou o seu novo site no último dia 20 de fevereiro. Com endereço eletrônico mais acessível, o www.difusorapousoalegre.com.br, o canal foi reestruturado para ampliar o contato entre a emissora e seus ouvintes, associados, anunciantes e colaboradores.

Mais dinâmico e moderno, o canal substitui o site antigo. Usuários podem bater papo com locutores e conhecer melhor a emissora e sua equipe.

* Ouça, na guia Entrevistas da opção Áudios, a participação da jornalista Carla Ramos e do responsável pelo departamento comercial da Difusora, Gustavo Dias, no programa Show da Manhã. Welinton Silva conversou com os dois sobre as novidades do site: http://www.difusorapousoalegre.com.br/audios.php

Fonte: http://www.difusorapousoalegre.com.br/

 

O Beato José de Anchieta será declarado Santo pelo Papa Francisco no início de abril

Beato anchieta

O Beato José de Anchieta, Apóstolo do Brasil, será declarado Santo pelo Papa Francisco no início do próximo mês de abril: foi o que disse nesta quinta-feira à Rádio Vaticano o Arcebispo de Aparecida e Presidente da CNBB, Dom Raymundo Damasceno, durante entrevista nos estúdios da Rádio do Papa.
“José de Anchieta deixou marcas profundas no início da colonização do Brasil, como também na sua evangelização. Eu creio que ele mereça ser cultuado por toda a Igreja”, afirmou Cardeal Damasceno. Em entrevista a Silvonei José, Dom Raymundo dá detalhes da conversa que teve com o Papa Francisco a respeito da canonização de José de Anchieta. (SP)

Fonte: http://www.news.va/pt/news

Reunião do Clero é realizada no Seminário Arquidiocesano

IMG_20140226_114740

Na manhã de 26 de fevereiro, quarta-feira, estiveram reunidos no Seminário Arquidiocesano Nossa Senhora Auxiliadora o presbitério da Arquidiocese de Pouso Alegre e nosso Pastor Dom Ricardo Pedro.
O Encontro do Clero iniciou com um momento de oração, seguido pela exposição feita pelos padres Simão e Arquimedes sobre o 15º Encontro Nacional dos Presbíteros (ENP) que aconteceu em Aparecida – SP entre os dias 5 e 11 desse mês de fevereiro. O tema do ENP foi: “Concílio Vaticano II e os presbíteros do Brasil: testemunha de fé, esperança e caridade”.
Após a exposição sobre o ENP foram feitas algumas comunicações da Faculdade Católica de Pouso Alegre, COMIDI e Seminário Arquidiocesano. Por fim Dom Ricardo dirigiu a palavra ao clero. O Encontro foi encerrado com o almoço.

Encontro de formação espiritual para membros dos CPP’s e CCP’s é realizado no Setor Fernão Dias

setorfernaodias3Neste domingo, 23 de fevereiro, a Paróquia São Sebastião (Senador Amaral), acolheu o encontro de formação espiritual para membros dos CPP’s e CCP’s do Setor Fernão Dias. O encontro teve a participação do Pe. Arquimedes que refletiu com os participantes sobre a espiritualidade dos agentes de pastoral. O objetivo deste primeiro encontro a nível setorial, foi fortalecer a espiritualidade das lideranças de nossas comunidades, que por vezes anda desgastada pelo excesso de trabalhos pastorais. Com mais de 300 participantes o encontro encerrou-se com a Celebração Eucarística, presidida pelo Pe. Arquimedes e, concelebrado pelos padres: Benedito Luciano, Tiago, João Hélio, Omar, Flávio e Douglas. No mês de agosto está programado um segundo encontro na cidade de Córrego do Bom Jesus. Pe. Flávio Sobreiro (Coordenador do Setor Fernão Dias).

Comissão do Compromisso Sociotransformador promove encontro sobre a CF2014

Neste domingo, 16, no Seminário Arquidiocesano, aconteceu a formação sobre a Campanha da Fraternidade 2014: “Fraternidade e Tráfico Humano”.

O encontro organizado pela CCST (Comissão do Compromisso Sócio Transformador), contou com a presença de 82 membros de 27 paróquias da Arquidiocese. Contou ainda, com a assessoria da irmã Sirlei, membra da congregação Oblatas do Santíssimo Redentor, residente em Belo Horizonte, MG.

O encontro iniciou com a Celebração Eucarística. Em seguida, irmã Sirlei destacou alguns pontos importantes: o por quê deste tema, sua abrangência e relevância, as modalidades do tráfico humano, como detectá-lo, como prevení-lo, etc.

Na parte da tarde, houve um trabalho em grupo, com o objetivo de focalizar este tema nos trabalhos pastorais já existentes nas paróquias e, como complementar os mesmos com esta reflexão da Campanha da Fraternidade.

Em breve será postado o material refletido no encontro e as pistas de ação apontadas pelos grupos.

Confira algumas imagens:  (crédito: Regina Rosa Pinheiro – Paróquia Nossa Senhora Aparecida – Cambuí)missa1 particip particip2 slide grupo3 ir sirley irsirley2 grupo1 grupo2

 

 

Padre “Maristelo” é nomeado bispo de Caicó – RN

O papa Francisco nomeou hoje, 12, o padre Antônio Carlos Cruz Santos, conhecido como Pe. “Maristelo”,dom cruz como bispo da diocese de Caicó (RN), atualmente provincial dos Missionários do Sagrado Coração de Jesus (MSC), na arquidiocese de Juiz de Fora (MG).

Padre Antônio é carioca, 52 anos, nasceu em 25 de novembro, na cidade do Rio de Janeiro (RJ).  Aos 22 anos, ingressou no Seminário Menor Nossa Senhora do Sagrado Coração (MSC), em Juiz de Fora. Cursou filosofia no Seminário Diocesano Paulo VI, em Nova Iguaçu (RJ). Em 1987, fez a experiência do noviciado, com profissão religiosa em 2 de janeiro de 1988. Concluiu os estudos de Teologia no Instituto Santo Inácio, em Belo Horizonte (MG). Recebeu a ordenação presbiteral em 12 de dezembro de 1992. Entre 1995 e 1997, atuou como formador dos juniores. Também ocupou a função de promotor vocacional e formador dos postulantes, de 1998 a 2001.

Atividades

A trajetória presbiteral de padre Antônio Carlos é voltada aos trabalhos de formação de seminaristas. Foi mestre de noviços de 2003 a 2011. Assumiu o cargo de provincial dos Missionários do Sagrado Coração de Jesus da Província do Rio de Janeiro, em 2012, e posteriormente em Juiz de Fora, no qual permaneceu até a data de sua nomeação como bispo. Foi vigário nas paróquias Pai Eterno e São José, na Cidade de Deus (RJ), Nossa Senhora do Sagrado Coração, em Contagem (MG), São Judas Tadeu, em Belford (RJ), Senhor Bom Jesus, em Pirassununga (SP) e Nossa Senhora da Soledade, em Itajubá (MG).

Pastoral Vocacional realiza dia de formação com os agentes paroquiais

Cerca de 70 agentes vocacionais, representando 22 paróquias da Arquidiocese de Pouso Alegre, participaram neste domingo, 10, de um encontro de formação organizado pela Pastoral Vocacional no Seminário Arquidiocesano.

Pastoral Vocacional divulga calendário e atividades para 2014 

interno-texto

Em seguida à oração inicial, o formador da comunidade teológica, padre Francisco Carlos Neto, conduziu um momento de reflexão com todos, partilhando o tema “A vocação dos discípulos missionários à santidade”, conforme orientação do Capítulo IV do Documento de Aparecida.

Segundo padre Carlos, todos são chamados à santidade, a qual passa pelo testemunho e pela oração.

“Somos chamados a testemunhar Deus vivo. Esta é a grande revelação do Antigo e do Novo Testamentos. O chamado de Jesus implica uma grande novidade: Ele nos chama não para termos uma função, mas para estarmos com Ele, fonte de vida, para pertencer a Ele, para fazer parte dos seus e participar de sua missão, mão como servos, mas como amigos e como irmãos”, afirmou.

Padre Carlos continua.

“Eis a missão que Jesus nos dá: anunciar o Evangelho do Reino a todas as nações, conforme lemos em Mt 28, 19. O segredo para o sucesso da missão, assim, é ter consciência de pertencer a Cristo. Pelo fato de recebermos gratuitamente o chamado de Jesus, cresce também o ímpeto de comunicar todos os dons desse encontro”, finalizou.

Após esse momento de partilha, os agentes puderam participar da Celebração da Eucaristia, presidida pelo formador da comunidade do Propedêutico, padre Leonardo Almeida Pereira. O período da tarde foi reservado para uma avaliação desse primeiro ano de caminhada, o qual foi visto por todos como positivo e de muito crescimento. O calendário de atividades para o próximo ano também foi divulgado pela Pastoral Vocacional Arquidiocesana.

Confira a galeria de fotos do encontro aqui

Andrey Nicioli

Setor Pastoral Dourado realiza Encontro de Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística

No último  Domingo, dia 09 de fevereiro, estiveram reunidos na Paróquia Divino Santo em Espírito Santo do Dourado os Ministros da Eucaristia do Setor Pastoral Dourado.

O Encontro contou com a assessoria do Professor Giovanni Marques e também antes do encerramento com a Santa Missa na parte da tarde com um momento mariano dirigido pelo Sr. José Olímpio da paróquia São José de Congonhal.