1º Rebanhinho Setorial do Setor Dourado é realizado em São João da Mata

rebanhinhoFoi realizado neste domingo, dia 31 de agosto, na cidade de São João da Mata o 1º Rebanhinho Setorial do Setor Dourado. O encontro promovido pelo Ministério Samuel da RCC Arquidiocesana, Comunidade Javé Nissi, contou com cerca de 100 crianças de 4 a 12 anos. O encontro foi repleto de oração e dinâmicas. O encontro teve inicio com um café da manhã, em seguida as crianças participaram da Santa Missa presidida pelo Pe. Mario Navarro e logo após foram para a Escola Rosa Alvim onde aconteceram diversos momentos de oração e discontração. Após o almoço aconteceram mais algumas atividades e foi encerrado o encontro com a apresentação de um flash mob preparado para elas.

Confira mais fotos no facebook aqui

Com informações de Leonardo Javé Nissi e Foto de Geise Gurgel

Setor Dourado celebra dia do catequista

IMG_20140830_102515siteOntem sábado dia 30 de agosto foi celebrado o dia dos catequistas numa bela celebração setorial que aconteceu na cidade de Turvolândia. O encontro teve inicio as 8h30min com a celebração da Santa Missa com a presença dos padres e de mais de 100 catequistas do Setor Pastoral Dourado. Logo após teve início o momento de formação assessorado pelo Pe. Vanildo de Paiva e na seqüência o sorteio de brindes e o encontro foi encerrado com o almoço.

 

 

Começa curso de formação litúrgica para paróquias do setor Mandú

liturgiamandu3Teve início na última quarta-feira (20), na Paróquia Nossa Senhora de Fátima de Pouso Alegre (MG), um curso de formação litúrgica. Cerca de 30 pessoas das paróquias de Fátima, Santuário do Imaculado Coração de Maria e São José Operário, todas de Pouso Alegre, participaram do primeiro dia.

A formação está dividida em quatro encontros, sendo uma quarta-feira por mês, durante os meses de agosto a novembro. O primeiro encontro contou com a formação do padre Leandro Luís Mota Ribeiro. O sacerdote refletiu uma parte da Exortação Apostólica do Papa Bento XVI ‘Sacramentum Caritatis’, documento publicado em 2007 e que será a base dos estudos. (confira todas as imagens)

Para o coordenador da Pastoral Litúrgica da Paróquia de Fátima, Peterson Beraldo, este primeiro encontro foi muito positivo, proporcionando aos participantes conheceram realidades diferentes, “mas que se somam e que ajudarão a bem celebrar a Eucaristia”.

Os próximos encontros contarão com a presença dos padres João Luiz Ferreira Peçanha, Adriano São João e Adilson da Rocha e serão realizados nos dias 17 de setembro, 22 de outubro e 19 de novembro, às 19 horas, no Centro Pastoral “Dom José D’Ângelo Neto” da Paróquia de Fátima.

Os interessados ainda podem se inscrever para o curso de formação. Os encontros são gratuitos e abertos à participação de todas as paróquias do setor Mandú da Arquidiocese de Pouso Alegre. Mais informações pelo telefone (35) 3422-5000

Saiba mai

Sacramentum Caritatis’ é uma Exortação Apostólica Pós-Sinodal do Papa Bento XVI, sobre a “Eucaristia, fonte e ápice da vida e da missão da Igreja”. O documento, dividido em cinco partes, é dirigido a todo o episcopado, ao clero, às pessoas consagradas e aos fiéis leigos. Confira o documento direto no site do Vaticano.

 

Fonte: Pascom – Paróquia de Fátima PA

Conselho Arquidiocesano de Pastoral (CAP) se reúne com Dom Majella

IMG_0460_compressedNa manhã do sábado, 16 de agosto, aconteceu o encontro do CAP (Conselho Arquidiocesano de Pastoral) entre os membros Coordenadores de Pastorais, Movimentos, Conselhos Pastorais, Comissões e Prioridades da última Assembleia, Coordenadores e vice dos COSEPAS (Conselho Setorial de Pastorais) e Assessores das Pastorais e Movimentos da Arquidiocese de Pouso Alegre, com o novo arcebispo dom José Luiz Majella Delgado, CSsR, para o momento de conhecerem-se, partilhar, estreitar laços e encaminhamentos pastorais.

O encontro contou a presença de dezenas de leigos e presbíteros que constituem o CAP, para o primeiro contato de dom Majella com o trabalho pastoral da Arquidiocese. O momento se fez com uma belíssima oração da manhã proporcionando a comunhão entre todos, em torno da Palavra de Deus. Em seguida, a funcionária da Cúria Metropolitana e representante da pastoral catequética, Maria Cristina de Souza Faria fez a acolhida ao Arcebispo, em nome dos todos os membros do Conselho Arquidiocesano de Pastoral.

No segundo momento Pe. João Bosco de Freitas, coordenador diocesano de pastoral, convidou os membros do Conselho a refletir sobre a caminhada pastoral, levantando as alegrias, as inquietações e os anseios da ação evangelizadora na Arquidiocese de Pouso Alegre.

Após a partilha socializada, entre todos, dom Majella transmitiu uma mensagem de pastor, valorizando e animando a presença do CAP na vida de igreja arquidiocesana. Fez, também, um grande convite para a Assembleia Arquidiocesana prevista para o próximo ano de 2015, conclamando a todos para uma missão profética, em unidade e comunhão, com uma pastoral de conjunto. “Nossa missão é fazer acontecer a fama de Deus, em todas as comunidades”, enfatizou o arcebispo.¨

 

Por Cristiano Oliveira

Pastoral da Educação e membro da PASCOM da Quase Paróquia São Francisco e Santa Clara

Arcebispo assume cargo de grão-chanceler da Faculdade Católica

MesaPosse1No dia 11 de agosto, a Faculdade Católica de Pouso Alegre promoveu a recepção oficial do cargo de Grão-chanceler pelo arcebispo da Arquidiocese de Pouso Alegre, dom José Luiz Majella Delgado, CSsR, que assume paralelamente a mesma função na Fundação Educacional Dom José D’Ângelo Neto (Fejan), órgão mantenedor da instituição.

O evento foi marcado por uma celebração eucarística aberta à comunidade na Paróquia São José Operário, com participação de alunos, professores e funcionários da Faculdade, além de clérigos e religiosos da província eclesiástica. Logo após, com a participação da comunidade acadêmica e alguns representantes de instituições de ensino de Pouso Alegre, foi realizada uma sessão solene nas instalações da faculdade para a oficialização do cargo pela direção da faculdade e presidência da Fejan.

Entre as atividades desempenhadas pelo cargo de Grão-chanceler é possível destacar a identificação da missão à fé cristã, além de garantir a realização dos objetivos da instituição, em acordo com a observância das leis, promovendo a autonomia e a liberdade da faculdade. Ao se dirigir aos presentes, o arcebispo exortou estudantes, professores e funcionários a desenvolver três dimensões fundamentais: a análise reflexiva, a criticidade diante das realidades atuais e a criatividade cooperadora nas maravilhas de Deus. “A ação evangelizadora precisa estar atenta à realidade, este espaço [institucional] tem uma missão a partir de Jesus Cristo, por isto afirmamos ser uma faculdade católica”, ressaltou dom Majella ao afirmar que a reflexão se dá em vista da missão.
Em seu discurso, o diretor geral, padre Daniel Santini Rodrigues, mestre em Educação, fez um retrospecto do histórico da instituição, ressaltando o esforço coletivo no reconhecimento da faculdade pelo Ministério da Educação, assim como na avaliação satisfatória dos cursos de Filosofia e Teologia, ambos com notas quatro, numa escala de um a cinco. Representando a Fejan, o padre Benedito Ramon Pinto Ferreira registrou a grande contribuição para o desenvolvimento da instituição do arcebispo emérito, dom Ricardo Pedro Chaves Pinto Filho, OPraem., além disto, confirmou perante o arcebispo a “incondicional fidelidade à Igreja Católica”, “todas as ações [da faculdade] são voltadas para a construção do Reino de Deus, dom e conquista”, garantiu.
Por Sérgio Bernardes
Imagens: Paulo Sobral

Nota de falecimento – Sr. Joaquim Maciel, pai do Pe. Sebastião Márcio

ressurreicao“Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que morra, viverá; e quem vive e crê em mim, não morrerá eternamente”. (João 11,25-26)

Comunicamos o falecimento hoje, 13  de agosto, em Soledade de Minas do sr. Joaquim Maciel, pai do Pe. Sebastião Márcio, pároco da Paróquia São José de Paraisópolis, MG. O sepultamento será amanhã, 14 de agosto, às 9h30min em Soledade de Minas..

É na firme esperança da ressurreição que expressamos nossos sentimentos nesse momento da passagem do querido pai de nosso irmão no ministério Pe. Sebastião Márcio. Ao Pe. Sebastião Márcio e a seus familiares nossos sentimentos de pesar!

Que nessa hora tão dolorosa Nossa Senhora  venha ao encontro de todos para consolar, fortalecer e amparar!

Arquidiocese de Pouso Alegre

Entrevista coletiva concedida pelo arcebispo metropolitano de Pouso Alegre (MG)

Entrevista coletiva concedida pelo arcebispo metropolitano de Pouso Alegre (MG), Dom José Luiz Majella Delgado, C.Ss.R., no dia 1º de agosto de 2014, véspera da posse canônica. Na ocasião o metropolita recebeu, na Cúria Metropolitana, jornalistas de Pouso Alegre e região. A coletiva durou cerca de uma hora.

Ficha Técnica

Título: Entrevista Coletiva – Dom Majella, C.Ss.R (2014)
Data: 01 de agosto de 2014
Imagens: Éder Couto
Edição: Éder Couto
Produção: Pastoral da Comunicação – Paróquia de Fátima PA

Faculdade Católica promove cursos na área de pastoral

unnamedA Faculdade Católica de Pouso Alegre está com inscrições abertas para cursos de extensão na área de pastoral.  A duração é de quatro meses, com aulas quinzenais. São oferecidos os cursos de Canto Pastoral, ao sábado, das 8h às 11h30, e de Bases psicológicas do cuidado pastoral, às segundas-feiras, das 19h às 22h30.

As inscrições foram prorrogadas até o dia 15 de agosto e podem ser feitas via internet, no endereço: http://facapa.blogspot.com.br/2014/06/cursos-de-extensao-para-o-segundo.html. Ou via telefone (35) 3421-1820, ou ainda pessoalmente, na Secretaria da Faculdade que fica à Av. Monsenhor Mauro Tommasini, 75, Bairro São Carlos, Pouso Alegre.

Outros cursos também são oferecidos na modalidade extensão. São eles: Educação Inclusiva, Libras básico e Investigação Filosófica sobre Deus.

Dom Majella participa da Confraternização do Clero em Andradas

IMG_0286

Ontem, dia 04 de agosto foi realizada na Casa Geraldo em Andradas, MG, a Confraternização do Clero por ocasião do dia do padre, celebrado na memória de São João Maria Batista Vianney, o padroeiro dos padres. A confraternização foi realizada pelos setores Alto da Serra e Dourado. O encontro teve inicio com um momento de oração. Esteve presente à confraternização nosso novo Arcebispo Dom Majella, que saudou a todos pelo dia do padre e em seguida falou sobre sua história vocacional, além de propor algumas orientações.

Após a fala do arcebispo os presentes foram conhecer os parreirais, o local da produção dos vinhos e degustação de vinhos. Por fim todos se dirigiram ao refeitório, onde após oração feita por Dom Majella, foi servido o almoço e encerrado o encontro.

Confira abaixo as fotos do encontro: