Seminaristas participam de retiro semestral

Como já é tradicional, os seminaristas do Seminário Arquidiocesano Nossa Senhora Auxiliadora realizaram no último final de semana o retiro de início de semestre, nas dependências da própria casa formativa. O pregador foi o padre Arquimedes Carvalho de Andrade, vigário da Paróquia São Sebastião de Andradas.

Retiro Seminário 01

O retiro tem a função de ser um momento de parada, reflexão e planejamento das atividades que se iniciam. É momento de calar as vozes que ressoam no coração e ouvir apenas a voz do Senhor da Messe.

Padre Arquimedes levou os seminaristas a refletirem sobre a vocação à vida como filhos de Deus, que dependem uns dos outros. Além disso, foi refletida também a importância da vivência da misericórdia. Também foi destacada a importância do Sacramento da Eucaristia, que nos compromete com o próprio Cristo, nos levando a imitar o seu exemplo, fazendo tudo o que Ele realizou.

 

Dom Majella encerra visita Pastoral em Ipuiúna

O Arcebispo Metropolitano de Pouso Alegre, Dom José Luiz Majella Delgado – C.Ss.R., encerrou neste domingo, 31, a visita pastoral na Paróquia Santa Quitéria e São João Batista de Ipuiúna. Desde quinta-feira, 21, o Arcebispo pode visitar prédios públicos, comunidades rurais e urbanas da paróquia e conversar com as pessoas.

O pároco, padre Júlio César Bernardes, acompanhou o arcebispo em todos os momentos

Veja algumas fotos:

Setores pastorais realizam encontros com pré-candidatos

Pelo menos três setores pastorais da Arquidiocese de Pouso Alegre realizaram neste sábado, 30 de julho, encontros com os pré-candidatos aos cargos do Executivo e do Legislativo Municipais. Essa foi uma proposta da Comissão Sócio-transformadora. Os encontros ocorreram no período da tarde, entre 14 e 17h.

Segundo Papa Francisco, “para o cristão, é uma obrigação envolver-se na política. Nós, cristãos, não podemos fazer como Pilatos: lavar as mãos. Não podemos! Devemos nos envolver na política, pois a política é uma das formas mais altas da caridade, porque busca o bem comum. E os leigos cristãos devem trabalhar na política”.

SetorMogiNo setor Mogi, o encontro ocorreu na Paróquia Santo Antônio, em Ouro Fino, com a presença de 70 pré-candidatos. O palestrante foi o Procurador do Estado de São Paulo, Dr. Fabrizio Pieroni. Sua reflexão teve como ponto de partida a pergunta: “Como mudar essa realidade onde se perdeu a noção da coisa pública?”. A partir de então, o palestrante refletiu sobre democracia, política e ética.

“Democracia é o governo do povo, pelo e para o povo. Todo poder emana do povo. Vocês entram numa eleição para serem representantes do povo (…) Política é o espaço de discussão em busca de melhorias, do bem comum. É uma luta apaixonada, um entrega, dedicação, é uma aposta na comunidade, ou seja, no que é comum. Política é algo digno, é uma virtude”, lembrou aos políticos.

Dr. Fabrizio Pieroni também afirmou que “a ética da responsabilidade leva em consideração as consequências das decisões que o político adota”.

Já o setor Extremo Sul reuniu os pré-candidatos na cidade de Camanducaia, no Centro Pastoral da Paróquia. O palestrante foi o Adonias Souza.

Os pré-candidatos do setor Mantiqueira se encontraram na Paróquia São Benedito, em Itajubá, e puderam participar da reflexão com o padre Paulo Adolfo Simões.

Nota da Cúria Metropolitana de Pouso Alegre

O Arcebispo Metropolitano de Pouso Alegre, Dom José Luiz Majella Delgado, CSsR, emitiu uma Nota da Cúria Metropolitana sobre o fato veiculado nas redes sociais, ocorrido em Pouso Alegre, na Comunidade São Sebastião da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, referente a uma hóstia consagrada que apresentou uma parcial coloração avermelhada, a qual foi atribuído um possível “milagre”. A Nota é assinada também pelo pároco da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, Pe. Adriano São João.

Leia a íntegra da Nota:

Brasão novo Nota da Cúria Metropolitana de Pouso Alegre

Em relação ao fato veiculado nas redes sociais, ocorrido em Pouso Alegre, na Comunidade São Sebastião da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, referente a uma hóstia consagrada que apresentou uma parcial coloração avermelhada, a qual foi atribuído um possível “milagre”, temos a informar que:

– Durante a distribuição em uma missa a hóstia consagrada caiu ao chão e foi recolhida, como de praxe, num purificatório com água;

– Somente na semana seguinte, ao se ter acesso ao purificatório, se constatou tal fato;

– A autoridade eclesiástica não foi comunicada de imediato, mas a divulgação de uma foto ocorreu;

– Deve-se ainda verificar uma possível reação química devido aos contatos com chão, purificatório e água, e por isso o material foi recolhido para análises.

– Até que se obtenham os resultados das análises, a priori, pelo exposto, não se configura um milagre, em nosso entendimento.

Pouso Alegre, 27 de julho de 2016.

 

 

Dom José Luiz Majella Delgado, C.Ss.R
Arcebispo Metropolitano
Arquidiocese de Pouso Alegre

Pe. Adriano São João
Pároco
Paróquia Nossa Senhora de Fátima

Pe. Antônio Maria visita Poço Fundo em tradicional festa

Milhares de fiéis participaram na última sexta-feira, 29 de julho da missa presidida pelo padre Antônio Maria na Paróquia São Francisco de Paula, em Poço Fundo. A Eucaristia foi presidida pelos padre Cláudio Braz, Paulo Giovanni, Odair Lourenço e João Hélio Fagundes.

A presença do padre Antônio Maria em Poço Fundo se deu por causa da tradicional festa de São Benedito. Todos também puderam participar do show, onde o padre, famoso por suas canções, alegrou e animou os fiéis.

 

 

 

Paróquia de Wenceslau Braz celebra padroeira

A Paróquia de Wenceslau Braz celebrou entre os dias 17 e 26 de julho a festa de sua padroeira, Sant’Anna. No dia 24, momento especial com a presença do Arcebispo Metropolitano, Dom José Luiz Majella Delgado – C.Ss.R., que presidiu a Eucaristia às 11h, concelebrada pelo pároco, padre Antônio Acácio.

A festa foi celebrada dia 26, com Missa seguida de procissão pelas ruas da cidade.

 

Informações e fotos: Pascom Paróquia Sant’Anna, de Wenceslau Braz

Terço dos Homens de Silvianópolis completa 4 anos

O movimento Terço dos Homens da Paróquia Sant’Ana de Silvianópolis celebra no próximo domingo, 31, o seu quarto ano de existência. E para celebrar a data, foi organizado um grande encontro que vai reunir o movimento de diversas paróquias da Arquidiocese (Veja programação abaixo).

TerçoDosHomens

Iniciado em 2012 durante os festejos da padroeira, O terço é rezado todas as terças-feiras na Igreja Matriz, atraindo dezenas de homens.

Confira a programação:

12h – Chegada na Igreja Matriz
12h30 – Acolhida
13h – Santa Missa com Padre Heraldo
14h – Procissão em direção ao Ginásio Poliesportivo, no bairro do Tanque
14h30 – Pregação: “Maria, Mãe da Misericórdia”
15h30 – Meditação do Santo Terço
16h30 – Encerramento com lanche

O terço dos homens

Romaria do Terço dos Homens à Aparecida em 2016
Romaria do Terço dos Homens à Aparecida em 2016

A missão do Terço dos Homens é resgatar para o seio da Igreja de Cristo, homens de todas as idades, pois a presença masculina na Igreja é imprescindível para a formação da família e de uma sociedade cristã.

O Terço dos Homens é um exemplo de fé e devoção.  A oração do terço, além de nos conduzir para a oração, leva-nos a meditar sobre os principais mistérios da redenção que Cristo nos oferece.

Com a meditação do mistério redentor, também lembramos Maria de Nazaré, que assumiu a maternidade divina fazendo a vontade de Deus, dando-nos o Salvador. Este foi o jeito que o Pai escolheu para nos dar seu único Filho.

Comunidade de Pouso Alegre realiza ação entre amigos

ComunidadeSaoSebastiãoA comunidade São Sebastião, da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, realiza nos dias 06 e 07 de agosto, uma “Ação entre amigos” para arrecadar fundos para a colocação do forro no salão da comunidade, localizada no bairro Cidade Jardim em Pouso Alegre.

No sábado, dia 06, a partir das 18h, as pessoas poderão participar de quermesse, quadrilha e sorteio de prendas. Já no domingo, a comunidade se reúne para a Eucaristia, às 10h, e logo após será servida uma deliciosa feijoada.

 

 

 

 

 

Arquidiocese de Pouso Alegre acolhe sua 68ª paróquia

No último domingo, 24, o Arcebispo Metropolitano, Dom José Luiz Majella Delgado – C.Ss.R., realizou a ereção canônica da 68ª paróquia da Arquidiocese de Pouso Alegre, criada em Extrema sob a proteção dos padroeiros São Cristóvão e São Benedito. Na mesma celebração Eucarística também foi dada a posse ao primeiro pároco, padre Benedito Luciano.

A Igreja Matriz ficou repleta de fiéis para a celebração desse momento importante na vida da comunidade. Diversos padres da Arquidiocese também presidiram a Eucaristia.

O que é uma paróquia?

Na Igreja Católica a definição de paróquia é dada pelo Código de Direito Canônico que declara: « Paróquia é uma determinada comunidade de fiéis, constituída estavelmente na Igreja particular, e seu cuidado pastoral é confiado ao pároco como a seu pastor próprio, sob a autoridade do Bispo diocesano. » (Cân. 515 § 1º). Determina ainda o direito canônico que « toda diocese ou outra Igreja particular seja dividida em partes distintas ou paróquias. » (Cân. 374 § 1º).

Em geral as paróquias são circunscrições eclesiásticas territoriais que compreendem todos os fiéis de um determinado território. Entretanto há também as chamadas paróquias pessoais que são constituídas em razão de rito, língua ou nacionalidade dos fiéis de um território. (cf. Cân. 518) No magistério de João Paulo II «a comunhão eclesial, embora possua sempre uma dimensão universal, encontra a sua expressão mais imediata e visível na Paróquia: esta é a última localização da Igreja; é, em certo sentido, a própria Igreja que vive no meio das casas dos seus filhos e das suas filhas. » (Christifideles Laici, 26).

Jornada Mundial da Juventude tem início na Polônia

jmj_2016Com o tema “Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia”, o maior evento da juventude católica começa hoje 25 de julho e vai até 1º de agosto. Jovens do mundo inteiro estarão reunidos em Cracóvia, na Polônia, para a 31º edição da Jornada Mundial da Juventude (JMJ). Esta é a segunda vez que a Polônia receberá o evento.

Dos 600 mil jovens inscritos na Jornada Mundial da Juventude, aproximadamente sete  mil são brasileiros. O Brasil também é representado por 28 bispos. Cerca de 150 voluntários brasileiros estão participando da organização da JMJ, que acontece no Ano Santo da Misericórdia – proclamado pelo papa Francisco – tornando-se um verdadeiro e próprio Jubileu dos Jovens em âmbito mundial. “O papa quer angariar, quer unir-se a essa multidão de jovens do mundo todo que estarão lá e querem espalhar esse sentimento de misericórdia por um mundo melhor, uma Igreja solidária, uma Igreja misericordiosa, uma Igreja de portas abertas”, afirma D. Vilson Basso, que é bispo de Caxias/MA e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB.

Para D. Vilson Basso, a expectativa com a Jornada Mundial da Juventude é muito grande. “Queremos de verdade que essa jornada coloque no coração da juventude esse ardor, esse amor missionário, lembrando a frase do nosso querido papa Francisco: ‘Ide sem medo para servir uma Igreja jovem, uma Igreja missionária, uma Igreja comprometida com uma vida melhor para toda nossa juventude’”.

Não é a primeira vez que uma jornada coincide com um Ano Jubilar. De 1983 a 1984, São João Paulo II convocou,pela primeira vez os jovens do mundo todo para o Domingo de Ramos. Depois, durante o Grande Jubileu dos anos 2000, mais de dois milhões de jovens, provenientes de cerca de 165 países, reuniram-se em Roma para a XV Jornada Mundial da Juventude. Por esta ocasião, este ano, a JMJ 2016 celebrará a vida e missão daquele que instituiu as jornadas pelo mundo. São João Paulo II será homenageado na missa de abertura do evento, na terça, 26.

A programação da JMJ, que durará uma semana, contará com missa de abertura, cerimônia de boas-vindas, via-sacra, vigília e missa final. Desses atos principais,o papa Francisco irá participar de todos. Além disso, os jovens também poderão participar de catequeses coordenadas por brasileiros e por bispos do Brasil. Por aqui, inclusive, dioceses e arquidioceses promovem encontros, com o objetivo de oferecer aos jovens que não puderam ir à Cracóvia a mesma experiência de partilha.

“Peço a Santa Faustina, com a sua pregação na misericórdia e São João Paulo II, aquele que passou essa paixão, esse amor, esse acreditar na juventude, que abençoe essa Jornada Mundial e que faça com que haja muitos frutos no coração da Igreja com a participação da juventude. Que Deus de fato abençoe a juventude do mundo, em especial, a juventude de nosso país”, finaliza dom Vilson Basso.

Fonte: CNBB