Pastoral disponibiliza material para formação paroquial

A Secretaria de Pastoral da Arquidiocese de Pouso Alegre disponibilizou às paróquia o material formativo que deverá ser usado nos encontros e reuniões com as comunidades paroquiais. A formação permanente foi tema presente em todas as etapas da Assembleia Arquidiocesana.

Download do material de formação – março e abril

“Quanto à formação permanente, ela é algo absolutamente necessária em todos os momentos da ação evangelizadora. Ninguém pode oferecer aquilo que não tem. Sempre seremos discípulos missionários aprendendo com Jesus Cristo, em comunidade”, traz o Plano da Ação Evangelizadora 2017-2020, n.71.

Assim, a comissão de formação permanente com a coordenação de pastoral oferece um caminho para a formação mensal das paróquias. Esse caminho é composto por sugestões de temas para estudo para cada mês do ano, que deverá ser dinamizado pelo padre e a equipe paroquial de assessoria, de acordo com a realidade local. O objetivo é criar comunhão e unidade na Arquidiocese.

“O material não quer ser uma ‘camisa de força’, mas sim, esse itinerário de comunhão e unidade. Os temas foram planejados a partir das prioridades assumidas em nossa Assembleia e o Magistério da Igreja. A espiritualidade deve estar presente em toda formação e a sugestão é o uso do método da Leitura Orante da Bíblia em todos os nossos encontros”, escreveu o coordenador de pastoral, padre Mauro Ricardo de Freitas, na apresentação do material de formação.